×
Loading ...

Como conseguir desconto na faculdade

As mensalidades das mais diversas instituições de ensino privadas do País variam de acordo com o curso e o status da universidade. Pagar as mensalidades está longe de ser uma tarefa fácil. Muitos estudantes, inclusive, desistem de prestar vestibular para faculdades privadas por receio de não conseguir quitar as mensalidades em dia. A boa notícia é que muitas faculdades privadas já contam com programas de bolsas de estudo, programas de descontos e modalidades de financiamento que podem ajudá-lo a completar o tão sonhado estudo superior. Vale a pena tentar.

Instruções

Em muitas faculdades, é possível conseguir descontos para alcançar o sonho do ensino superior (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  1. O primeiro passo na hora de procurar opções de desconto ou financiamento da mensalidade é entrar em contato com o setor de finanças da instituição. A maioria das universidades privadas possui profissionais treinados para lidar com estudantes em busca de descontos. Usualmente, podem ser solicitados pela instituição o imposto de renda familiar, para atestado de dificuldades financeiras, e um documento que ateste bons rendimentos acadêmicos.

    Loading...
  2. Procure negociar formas de desconto com a universidade. Por exemplo, o estudante pode trabalhar no campus em troca de descontos ou do abatimento total da mensalidade. Dependendo da faculdade, trabalhos de monitoria ou assistente de professor podem ser negociados em troca de descontos.

  3. Se conseguir provar dificuldades financeiras para pagar o curso e tiver bons rendimentos acadêmicos, será possível financiar até 70% da mensalidade pelo Fies. Criado pelo MEC (Ministério da Educação), o Fies (Financiamento Estudantil) é um programa federal que financia a graduação no Ensino Superior de alunos que não têm condições de pagar os cursos da formação. Para participar, o estudante deverá passar por um processo seletivo.

  4. Algumas universidades oferecem descontos para estudantes que se destaquem em algum esporte ou atividade cultural. Verifique se sua universidade oferece esse tipo de programa. Basicamente, o estudante recebe incentivos para praticar esportes ou participar de alguma atividade cultural (dança, música, cinema) que ajude a promover o nome da universidade.

  5. Outra forma de viabilizar o estudo em curso superior é pelo Prouni (Programa Universidade para Todos), programa governamental que oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. Para a inscrição, os candidatos devem obedecer a alguns critérios e terem realizado a última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Loading...

O que você precisa

  • Atestado de bons rendimentos acadêmicos
  • Imposto de renda
  • Participar de alguma atividade esportiva ou cultural
  • Inscrição no Fies
  • Inscrição no Prouni

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...