Vida

Como conseguir seu emprego de volta após ser demitido

Escrito por ehow contributor | Traduzido por marina costa
Como conseguir seu emprego de volta após ser demitido

Solicite a documentação ao departamento de Recursos Humanos e ao Ministério do Trabalho, se possível, ao intencionar conseguir seu emprego de volta após a demissão.

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

A sensação de ser demitido é terrível, especialmente se você não fez nada de errado -- ou mesmo se você cometeu uma infração, mas suspeita que esse pode não ter sido o motivo real da sua demissão. Algumas vezes, as organizações tomam decisões ruins, e o departamento de Recursos Humanos ou seu supervisor podem ter violado seus direitos ao decidir despedi-lo.

Nível de Dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Após ser demitido, se você suspeita que a decisão foi inapropriada, contate o Ministério do Trabalho.

  2. 2

    Junte informações de todos os eventos que levaram ao seu desligamento e descubra pela empresa quais motivos levaram à demissão. O empregador não pode demití-lo sem justa causa, por motivos discriminatórios ou por razões que violem a lei.

  3. 3

    Se você faz parte de uma associação, reveja o contrato dela e converse com o seu representante, para ter certeza de que sua rescisão foi feita em conformidade com o seu contrato. Se você não faz parte de uma associação, reveja a política trabalhista da empresa e o manual do empregado para se assegurar de que a demissão foi feita em conformidade com a política da empresa e com o manual.

  4. 4

    Converse com seus colegas e veja se outros passaram pela mesma situação que você. Analise se há qualquer semelhança entre o caso deles e o seu. Por exemplo, todas as pessoas demitidas eram da mesma raça, funcionários mais velhos, do mesmo sexo ou cometeram uma violação grave? Se sim, a empresa pode ter violado a lei.

  5. 5

    Se você acredita que seus direitos foram violados, procure o Ministério do Trabalho, bem como escreva ao departamento de Recursos Humanos, notificando-o de que seus direitos foram violados e que você gostaria que a empresa retificasse a situação por meio da sua reintegração a sua antiga posição ou fornecendo-lhe informações acerca de como o departamento de RH ou seu patrão planejam retificar o ocorrido, para evitar a ação judicial com a qual você irá ingressar caso a situação não seja apropriadamente resolvida.

  6. 6

    Se não houver resposta a sua carta, consulte um advogado especializado em direito trabalhista. Alguns indivíduos que tiveram seus direitos violados têm o emprego de volta, além de salários atrasados e outras compensações.

Dicas & Advertências

  • Se seus direitos não foram violados, é provável que você não consiga seu emprego de volta, contudo você ainda pode tentar obtê-lo, se achar que é uma boa ideia.
  • Consiga testemunhas e provas documentais de que seus direitos foram violados.
  • Mantenha-se sempre calmo e profissional ao lidar com a equipe e os profissionais no local de trabalho. Solicite reuniões com o RH ou com supervisores. Esteja com uma testemunha confiável durante a reunião.
  • Não vá ao trabalho sem um horário agendado, caso tenha sido demitido e banido da propriedade da empresa.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media