Como conseguir um som de fretless

Escrito por christian mullen | Traduzido por pedro santos
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Como conseguir um som de fretless
O baixo fretless pode ser conseguido puxando as cordas perto da ponte (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Obter um bom som de baixo fretless (ou seja, sem trastes) necessita de mais do que um baixo sem trastes. O som de fretless, que foi criado por Jaco Pastorius nos anos 70, requer tanto mudanças técnicas quanto mudanças na equalização para que se consiga a sintonia perfeita. Fazendo as mudanças necessárias em sua técnica e seu equipamento, você pode conseguir um bom som de fretless para poder usar ao vivo ou quando estiver gravando no estúdio.

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O que você precisa?

  • Braço de baixo fretless
  • Chave de fenda

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Instruções

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    Mude o braço do baixo para conseguir um bom som de fretless. Se por um lado é possível obter um bom som de fretless em um baixo convencional, com trastes, substituir o braço por um sem trastes é o melhor meio de se conseguir um bom som de fretless. Desparafuse os quatro parafusos da parte de trás do corpo do baixo e substitua o braço antigo por um do modelo fretless. Braços da Fender muitas vezes servem no encaixe de braço de outras marcas.

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    Mude sua técnica para conseguir seu objetivo. Baixistas que usam baixo fretless tocam as cordas bem perto da ponte para obter um bom som de fretless. Isso acrescenta médios ao som para evitar uma sonoridade desleixada, que ocorre quando as cordas vibram demais. Tocar próximo à ponte permite que você toque as cordas rapidamente, e a tensão adicional resulta em um som parecido com “muá”, que é o som de fretless desejável.

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    Ajuste seu equalizador para obter um bom som de fretless. Jaco Pastorius, Steve Bailey e Pino Paladino têm fortes curvas de equalização de médios. O som de fretless se baseia em médios fortes por volta de 400 a 700 hertz. Diminua o agudo, aumente os médios e mantenha o baixo no médio. Isso tudo combinado ao braço do fretless lhe dará o som de fretless ideal.

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    Use o captador da ponte para obter um bom som de fretless. Usar os captadores tanto do braço quanto da ponte podem lhe dar um som cheio demais. O baixo fretless tem um som metálico com muito médio. Virar seu botão master para que o captador da ponte seja o único ligado pode ajudá-lo a conseguir esse tipo de som. Se você estiver usando um Fender, abaixe o volume do captador do braço até zero e aumente o volume da ponte ao máximo para obter o mesmo efeito.

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    Abaixe o controle de tom para tirá-lo de seu máximo ou use uma equalização da mesa para obter um bom som de fretless. Pode haver ocasiões em que você use tanto o baixo com trastes quanto o fretless. Se alterar a equalização do amplificador, pode acabar tendo problemas com o som do fretless, por isso, use o controle de tom do baixo ou os botões da equalização ativa para fazer os ajustes necessários. Aumente o botão de médios de um baixo ativo ou abaixe o tom do captador da ponte em 50% para cortar um pouco do ruído da corda batendo no instrumento. Você deve buscar um tom suave e cheio de médios.

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