Consequências de um fraco planejamento de recursos humanos

Escrito por pallab dutta | Traduzido por debora cristina
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Consequências de um fraco planejamento de recursos humanos
Um planejamento de recursos humanos é essencial para o bom funcionamento das empresas (business colleagues preparing for business meeting image by Vladimir Melnik from Fotolia.com)

O planejamento de Recursos Humanos (RH) é essencial para o bom funcionamento e o sucesso contínuo de negócios, empresas e até mesmo companhias iniciantes. Às vezes, muitas corporações e empresários, devido às circunstâncias, certos fatores de negócios ou questões externas, têm uma gestão de alto nível muito mal administrada e departamentos de RH inconsequentes. O fraco planejamento de recursos humanos resultante tem um impacto imediato e de longo prazo sobre o funcionamento organizacional, recrutamento, políticas de gestão e rentabilidade das empresas.

Outras pessoas estão lendo

Fraqueza no planejamento e gestão de RH

Um departamento de recursos humanos incompetente e fraco reflete no estado geral dos negócios de uma organização e sua possível posição pouco competitiva no mercado. Há uma falta de conexão entre o departamento de RH e a gestão executiva levando a problemas de comunicação, decisões infelizes sobre os aspectos operacionais e erros críticos. Programas de treinamento e desenvolvimento de funcionários não são devidamente orçamentados e práticas de contratação são distorcidas. Um mau planejamento de RH faz com que os recursos da organização não estejam alinhados com suas metas e objetivos.

Funcionários desmotivados

A atitude indiferente da alta administração e do pessoal de RH atinge rapidamente todos os níveis organizacionais e hierarquias de funcionários. A ética do trabalho fica afetada, há conflitos de personalidade e o trabalho em equipe deixa de existir. As habilidades e capacidades dos funcionários experientes são inutilizadas, e outros profissionais talentosos não se aperfeiçoam em um ambiente de trabalho negativo. Motivação e falta de incentivos e reconhecimento leva ao mau desempenho e até mesmo produção de má qualidade de bens e serviços.

Incompatibilidade de oferta e demanda de funcionários

A recruta e seleção de funcionários é um ciclo contínuo. Com base no crescimento dos negócios, planos de expansão e requisitos para projetos específicos e tarefas, funcionários precisam ser contratados. Em uma organização mal administrada, equipes de RH com atitude indiferente e falta de comunicação com os gerentes departamentais e supervisores são pressionados para atender aos requisitos da força de trabalho. Vagas e anúncios de emprego não são preenchidos a tempo e as funções e operações chave dos negócios ficam afetadas - tendo um efeito dominó em toda a organização.

Maior rotatividade de pessoal

Um planejamento fraco de recursos humanos começa a refletir sobre a ética corporativa de uma organização. A cultura de trabalho é afetada, geralmente negativamente. Avaliações de desempenho e os sistemas responsáveis por essas avaliações são mal geridos e funcionários ficam incertos sobre suas perspectivas imediatas e futuras. Práticas de segurança dos funcionários e condições de trabalho podem ser comprometidas em fábricas e manufaturas. Más condições de trabalho forçam muitos trabalhadores a pedir demissão, muitos outros funcionários também são obrigados a deixar a organização.

Impacto sobre as bases

Um roteiro disfuncional ou estratégia de gestão de RH ineficaz tem consequências a longo prazo para uma organização. Afeta o desempenho da empresa e os níveis de produtividade dos empregados, o atendimento ao cliente em todas as frentes fica afetado, a perda de clientes e rendimentos de médio prazo é imediata e, ao longo de um período de tempo, a queda conduz a um impacto sobre a base da organização.

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível