Não se livre de sua guitarra favorita apenas porque tem alguns arranhões e solturas. Profissionais podem consertar essas avarias para você, mas pode lhe custar. Uma rachadura ou arranhão não é impossível de se consertar por conta própria. Pode dar um certo trabalho e algumas tentativas, mas com as ferramentas certas, você pode dar vida nova à sua guitarra e deixar, mesmo um corpo avariado, como novo.
Instruções
-
Passe cera por toda a guitarra. Use um trapo de seda e aplique a cera em porções generosas ao corpo da guitarra. Cuidadosamente, mas firmemente, espalhe-a pelo instrumento em movimentos circulares.
-
Preencha rachaduras maiores com cola de madeira. Use a ponta especial da embalagem para inserir uma quantidade bem pequena. Junte firmemente as partes com cola (no braço ou na cabeça) ou deixe-o secar se estiver em outra área.
-
Preencha arranhões pequenos com esmalte transparente de unhas. Cuidadosamente, aplique nas rachaduras com um pincel pequeno. Ao secar, irá preencher o arranhão.
-
Lixe as partes mais soltas. Estas áreas também podem precisar ser pintadas novamente, então arranje uma lixadeira e alise a área para prepará-lo para a pintura.
-
Vá até a loja local de guitarras e peça por tinta para retoque. Leve sua guitarra para encontrar uma cor semelhante. Aplique passadas pequenas de tinta às áreas mais afetadas e deixe secar.
-
Se não puder consertar o dano por conta própria, procure um profissional. Leve a guitarra ao luthier e faça-o consertar o dano ao corpo.