Como contar a quantidade de proteínas e carboidratos dos alimentos

Escrito por shellie braeuner Google | Traduzido por ricardo schweitzer
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Como contar a quantidade de proteínas e carboidratos dos alimentos
Os alimentos possuem proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e água (lots of fresh and ripe vegetables in the basket image by NiDerLander from Fotolia.com)

Realizar a contagem de proteínas e carboidratos é a base de uma boa alimentação. Durante a digestão, a proteína se transforma em aminoácidos que recuperam lesões e ajudam na construção de musculatura, enquanto os carboidratos se transformam em açúcares que servem de combustível para as células. À medida em que o açúcar é digerido, ele entra na corrente sanguínea ativando a produção de insulina no pâncreas. Isso é extremamente importante, pois a insulina se gruda na parede das células, realizando a absorção de açúcares da corrente sanguínea, o que impedo o desenvolvimento do diabetes. Ao contar a proteína e carboidrato da nossa alimentação e usando suplementos de insulina, conseguimos controlar o diabetes.

Nível de dificuldade:
Fácil

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O que você precisa?

  • Rótulo de alimentos
  • Caderno ou bloco de notas
  • Calculadora

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Instruções

  1. 1

    Verifique as informações nutricionais no rótulo do alimento, prestando atenção no tamanho da porção que é indicado no topo da tabela. As informações são sempre referentes ao tamanho da porção, portanto faça a relação entre a quantidade informada na tabela com a quantidade de alimento na embalagem para descobrir a informação nutricional do alimento inteiro.

  2. 2

    Encontre a informação referente à quantidade de carboidratos, normalmente logo abaixo do sódio e dividido entre fibras e açúcares. Logo abaixo da informação sobre o açúcar, existe a quantidade de proteína do alimento. Anote essas informações no caderno ou bloco de notas.

  3. 3

    Meça o tamanho de sua porção. Se você escolher consumir a quantidade indicada na tabela, faça a anotação direta da informação nutricional da embalagem. Se escolher uma porção maior ou menor, multiplique os valores da tabela pela diferença de quantidade que irá consumir. Por exemplo, se a porção for 1 xícara de cereal e você resolver consumir 1 xícara e meia, multiplique os valores por 1,5 para alcançar a quantidade de nutrientes que irá consumir. Se preferir consumir uma quantidade menor, como 3/4 de xícara, multiplique por 0,75. Tome nota da quantidade de carboidratos e proteínas.

  4. 4

    O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos recomenda 300 g de carboidratos para um adulto normal, 46 g de proteínas para mulheres adultas e 56 g para um homem adulto.

Dicas & Advertências

  • Sempre converse com seu médico ao avaliar a sua necessidade nutricional. Sua idade, peso e saúde em geral irão ajudar a determinar a melhor dieta para você.

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