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Como contar a quantidade de proteínas e carboidratos dos alimentos

Realizar a contagem de proteínas e carboidratos é a base de uma boa alimentação. Durante a digestão, a proteína se transforma em aminoácidos que recuperam lesões e ajudam na construção de musculatura, enquanto os carboidratos se transformam em açúcares que servem de combustível para as células. À medida em que o açúcar é digerido, ele entra na corrente sanguínea ativando a produção de insulina no pâncreas. Isso é extremamente importante, pois a insulina se gruda na parede das células, realizando a absorção de açúcares da corrente sanguínea, o que impedo o desenvolvimento do diabetes. Ao contar a proteína e carboidrato da nossa alimentação e usando suplementos de insulina, conseguimos controlar o diabetes.

Instruções

Os alimentos possuem proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e água (lots of fresh and ripe vegetables in the basket image by NiDerLander from Fotolia.com)
  1. Verifique as informações nutricionais no rótulo do alimento, prestando atenção no tamanho da porção que é indicado no topo da tabela. As informações são sempre referentes ao tamanho da porção, portanto faça a relação entre a quantidade informada na tabela com a quantidade de alimento na embalagem para descobrir a informação nutricional do alimento inteiro.

  2. Encontre a informação referente à quantidade de carboidratos, normalmente logo abaixo do sódio e dividido entre fibras e açúcares. Logo abaixo da informação sobre o açúcar, existe a quantidade de proteína do alimento. Anote essas informações no caderno ou bloco de notas.

  3. Meça o tamanho de sua porção. Se você escolher consumir a quantidade indicada na tabela, faça a anotação direta da informação nutricional da embalagem. Se escolher uma porção maior ou menor, multiplique os valores da tabela pela diferença de quantidade que irá consumir. Por exemplo, se a porção for 1 xícara de cereal e você resolver consumir 1 xícara e meia, multiplique os valores por 1,5 para alcançar a quantidade de nutrientes que irá consumir. Se preferir consumir uma quantidade menor, como 3/4 de xícara, multiplique por 0,75. Tome nota da quantidade de carboidratos e proteínas.

  4. O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos recomenda 300 g de carboidratos para um adulto normal, 46 g de proteínas para mulheres adultas e 56 g para um homem adulto.

Aviso

  • Sempre converse com seu médico ao avaliar a sua necessidade nutricional. Sua idade, peso e saúde em geral irão ajudar a determinar a melhor dieta para você.

O que você precisa

  • Rótulo de alimentos
  • Caderno ou bloco de notas
  • Calculadora
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