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Como continuar estudando quando você está mentalmente cansado

Atualizado em 17 março, 2017

É raro um estudante que nunca passou a noite estudando. Alguns estudantes deixam sempre as coisas para depois, adiando tudo até o último minuto possível, só porque estão ocupados com atividades sociais ou porque sentem que terão um desempenho melhor sob pressão. O esgotamento resultante desde tipo de rotina pode desgastar um estudante, ao ponto de ele não apresentar seu melhor desempenho. Algumas medidas simples podem ajudá-lo a ficar alerta para que você possa continuar estudando mesmo quando estiver mentalmente exausto.

Instruções

A maioria dos estudantes tem que continuar estudando, mesmo estando mentalmente cansados (Study Scene image by Angel-Photos from Fotolia.com)
  1. Prepare o ambiente. Acenda as luzes. Sente-se numa cadeira confortável. Ligue um ventilador. Se o ambiente estiver muito quente, você pode ficar sonolento.

  2. Alterne as atividades. Se estiver trabalhando em diferentes projetos ou estudando para provas diferentes, mude de hora em hora o que estiver estudando, assim, não ficará entediado estudando o mesmo material.

  3. Estude com um amigo. Vocês podem perguntar um ao outro questões da matéria e, assim, manterem-se alertas e o estudo torna-se mais agradável. Apenas certifique-se de que estão estudando, não brincando.

  4. Relaxe. Especialistas da High Point University recomendam uma pausa de dez minutos a cada uma hora. Alguns minutos de exercícios ativa a circulação sanguínea e acelera seu metabolismo, fazendo com que não se sinta tão cansado. Ficar na mesma posição para estudar vai acabar cansando você.

  5. Faça um lanche. Escolha algo bem saudável, como frutas, queijo, biscoitos e vegetais. Granola, nozes ou barra de cereais são, também, ótimas opções de lanche. Evite comidas doces, pois podem causar alterações nos níveis de açúcar no sangue, deixando-o ainda mais cansado.

  6. Beba café, refrigerantes de cola ou outra bebida energética. Embora esta etapa não ofereça uma solução a longo prazo e deva ser usada com moderação, bebidas com cafeína podem ajudar você a ficar alerta e a passar a noite em claro.

Aviso

  • Evite, a todo custo, medicamentos como anfetamina e afins. Os efeitos negativos do seu uso superam qualquer efeito positivo que você possa vir a ter. Não se deite, pois pode cair no sono. Aprenda com seus erros e evite passar noites em claro no futuro.

O que você precisa

  • Cafeína
  • Iluminação
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