×
Loading ...

Como ser contratado como letrista

Atualizado em 25 maio, 2017

A música é um dos aspectos mais emocionantes e poderosos de nossa cultura, mas as pessoas que ouvimos cantando não são necessariamente aquelas que a escreveram. O letrista nem sempre é a pessoa mais intimamente associada com uma canção. Embora compor muitas vezes necessite do conhecimento de música e sobre como escrever palavras para caber em batidas de forma organizada, você não tem que ser um músico para ser um letrista. Mesmo que possa escrever canções, o truque é ser contratado (e tomara que seja pago) para fazê-lo. Os letristas muitas vezes são freelancers, esperando ir de um sucesso ao outro.

Instruções

Apenas o talento de compositor não fará você ser contratado como letrista (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Obtenha um diploma de bacharel. No mundo de hoje, isso às vezes pode ajudá-lo a conseguir um emprego. Passar por um curso desses o ajuda a ganhar experiência e conhecer pessoas que possam eventualmente querer contratá-lo. Considere um diploma em música, escrita criativa, escrita de canções ou música profissional.

    Loading...
  2. Aprenda alguns acordes no piano e guitarra. Esses instrumentos são os instrumentos de acompanhamento mais comuns, e quanto mais você entender sobre música, sua estrutura e como os instrumentos se encaixam em suas letras, melhor letrista você será. Estar familiarizado com termos musicais também ajuda o seu processo de escrita.

  3. Consiga um estágio. Você talvez tenha que trabalhar sem pagamento antes de começar a ganhar dinheiro, mas ser um estagiário o coloca entre os profissionais, onde você pode ver como o negócio funciona. Embora escrever letras envolva criatividade, o processo de ser contratado e trabalhar como letrista é um negócio.

  4. Use as ligações que você fez na escola e durante o seu estágio, e coloque toda a sua experiência em seu currículo. Você precisa de um currículo que mostre que tem trabalhos feitos, e não apenas foi para a escola. Se teve um emprego relacionado com escrever letras ou música enquanto esteve na escola, ou um estágio, ou se algum de seu trabalho foi publicado, coloque em seu currículo. Quase tudo que você fez relacionado a essa área conta como experiência profissional. Liste todas as homenagens que recebeu e quaisquer organizações profissionais as quais você pertence.

  5. Confira sites e agências de contratação. Músicos e artistas normalmente estão à procura de compositores. Comerciais e filmes precisam constantemente de músicas novas. Verifique sua cidade em sites especializados em contratações.

  6. Continue a melhorar suas habilidades. Volte para a escola para mais educação, ou participe em workshops ou seminários. Procure novos caminhos ou tente publicar suas letras em uma revista de poesia. Trabalhe em qualidades que as pessoas gostam de ver: a independência, persistência, inovação, criatividade, integridade, flexibilidade e iniciativa. Trabalhe sempre para melhorar o seu ofício.

Loading...

Dicas

  • Continue tentando ser contratado como letrista. O negócio da música é competitivo, mas se você tiver o desejo e a força de vontade, pode conseguir o trabalho.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...