Contribuições da exploração espacial à tecnologia

Escrito por bridgette redman | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Contribuições da exploração espacial à tecnologia
A exploração espacial abriu novas tecnologias para o lar, o local de trabalho, hospitais, fazendas e laboratórios científicos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Durante décadas, muitas nações despenderam dinheiro, talento e energia na corrida espacial. Enquanto esses programas espaciais abriam novas fronteiras no espaço, também produziam benefícios tecnológicos na Terra. Esses benefícios melhoraram muitos setores da sociedade. A "NASA", o programa espacial dos Estados Unidos, catalogou os principais aspectos em que sua tecnologia melhorou a vida de todos.

Outras pessoas estão lendo

Tecnologia no lar

Na maioria das casas americanas, especialmente as novas, você encontrará tecnologia criada pelo ou para o programa espacial. Nos anos de 1970, a "Honeywell" desenvolveu um detector de fumaça e fogo para o "Skylab". Exige-se por lei que essa invenção seja instalada em todas as casas nos Estados Unidos. As ferramentas elétricas sem fio da "Black and Decker" foram desenvolvidas pela primeira vez para o programa "Apolo" da "NASA". Atualmente, a "Black and Decker" vende cerca de 400 milhões de dólares de ferramentas elétricas sem fio por ano. A "NASA" também foi a líder no desenvolvimento da tecnologia usada para a televisão por satélite. A empresa que desenvolveu um escudo térmico protetor para o programa "Apolo" da "NASA", atualmente disponibilizou no mercado americano a tecnologia para um sistema de isolamento doméstico.

Contribuições da exploração espacial à tecnologia
A "NASA" autorizou a tecnologia para detectores de fumaça nos Estados Unidos (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)

Tecnologia para a comunidade científica

A "NASA" é líder na pesquisa de realidade virtual, principalmente para que os cientistas realizem, em casa, tarefas fora do planeta. Sua pesquisa combina som com gráficos tridimensionais. A "NASA" iniciou a pesquisa em meados dos anos de 1980 e continua a trabalhar nela.

O laboratório de propulsão a jato da "NASA" contribuiu muito para a pesquisa e aplicação prática da tecnologia a laser. O laboratório usa lasers para comunicação e compartilhou essa tecnologia com organizações comerciais.

Desde meados dos anos 1960, o programa de exploração espacial da "NASA" dá sua contribuição para os esforços de comunicação global. O programa levou à tecnologia de satélites, em áreas como órbita geossincronizada, estabilização de satélite, com o uso de computadores, criação de transmissores de alta potência em estado sólido e exploração de materiais avançados para a construção de satélites.

Contribuições da exploração espacial à tecnologia
A tecnologia de satélites e a exploração espacial estão inexoravelmente ligadas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Tecnologia para a comunidade médica

A tecnologia médica é um dos principais beneficiários da exploração espacial da "NASA". As contribuições incluíram a cirurgia cardíaca a laser, assistência na pesquisa para a cura do câncer, imagens corporais, próteses de membros, termômetros infravermelhos, diodos emissores de luz, fórceps compostos, transmissores do tamanho de uma pílula, análise de cromossomo, mamografia digital e câmeras em chips que podem ser usadas durante as cirurgias.

Contribuições da exploração espacial à tecnologia
A tecnologia de exploração espacial contribuiu para os avanços na cirurgia cardíaca a laser (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Tecnologia para a ciência agrícola

A tecnologia espacial leva os humanos para fora do planeta, mas também os ajuda a voltarem para a casa na fazenda. Muitas das tecnologias necessárias para as naves espaciais ou para alimentar os astronautas tiveram aplicações em fazendas. A hidroponia é a principal tecnologia cujas raízes estão na exploração espacial. A "NASA" precisava de bombas térmicas em miniatura para ajudar a resfriar os satélites. Essas bombas estão sendo usadas para uma porca-mãe robótica que alimenta os filhotes que, caso contrário, seriam esmagados até morrer, ou rejeitados, pela mãe. Os satélites "Landsat", lançados pela primeira vez em 1972, contribuem para a coleta de peixes, além de controlar as safras de batatas pela transmissão de dados relativos a alterações na superfície terrestre. A "NASA" também trabalhou com pesquisadores universitários para ajudar a desenvolver bicos pulverizadores -- a técnica é usada normalmente em aviões agrícolas.

Contribuições da exploração espacial à tecnologia
A tecnologia espacial leva os humanos para fora do planeta, mas também os ajuda a voltarem para a casa na fazenda (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Tecnologia para aeronaves comerciais

Não é de surpreender que grande parte da pesquisa feita para a viagem extraterrestre seja usada para a viagem aérea comercial. Três importantes tecnologias a beneficiar os viajantes aéreos da Terra são: proteção contra descargas atmosféricas, previsão de cisalhamento dos ventos e prevenção de colisões.

Contribuições da exploração espacial à tecnologia
A tecnologia de exploração espacial tornou a viagem comercial mais segura (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Tecnologia para o atletismo

A próxima vez que se dirigir a um estádio para um jogo, pode enviar um silencioso agradecimento à "NASA", que contribuiu para a tecnologia do esporte. Esses tetos de fibra de vidro dos estádios são feitos de materiais originalmente destinados a trajes lunares.

Mais recentemente, o tanque externo do ônibus espacial ajudou alguns jogadores de golfe a melhorar seus jogos. O tanque contém hidrogênio e oxigênio líquidos. Essa combinação é usada no centro das bolas de golfe. Quando esse líquido se mexe muito, faz a bola se deslocar de maneira imprevisível. A "Wilson Sporting Goods" contratou engenheiros da "NASA" para ajudá-los no projeto de sua nova bola de golfe com um centro mais estável.

Contribuições da exploração espacial à tecnologia
Os estádios de esportes usam tecnologia de trajes lunares para construir seus tetos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível