Controle de insetos no tomate

Escrito por april sanders | Traduzido por heloisa alves cardoso
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Controle de insetos no tomate
Evite que as pragas dizimem seus tomateiros (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Os tomateiros são os preferidos dos jardineiros por causa de seus frutos nutritivos e saborosos. De fato eles são os vegetais mais cultivados na América, de acordo com a Universidade de Illinois. Versáteis e cheios de vitaminas, esses vegetais podem ser cultivados em recipientes ou no chão. Infelizmente muitas pragas parecem amar os tomates também.

Outras pessoas estão lendo

Insetos sugadores

Os tomates são atrativos para insetos sugadores. Esses insetos atacam os ramos e folhas da planta e sugam a seiva fazendo com que as plantas se deteriorem. Infestações severas podem impedir a floração e a produção de fruta do tomateiro. Os pulgões de batata são uma dessas pragas. Esses insetos minúsculos rosas, brancos ou verdes se reproduzem rapidamente e podem sobrecarregar os tomateiros, se não forem detidos no início.

Os percevejos, os Coreidae, a mosca-branca e os psilídeos são também insetos sugadores prejudiciais. Esse último, na verdade, é uma das mais danosas pragas em tomateiros, de acordo com a Universidade do Estado do Colorado. Os psilídeos são pequenos, e os insetos mais novos verdes ou amarelos pálidos de alguma forma lembram os pulgões. Os adultos são preto e branco e pulam quando perturbados. Como os psilídeos sugam a seiva, a saliva entra na planta e a danifica, causando o crescimento fortemente atrofiado do tomate.

Insetos mastigadores

O pulgão de tomate é provavelmente a praga mais conhecida da planta. Esses vermes grandes (os adultos podem ter mais de nove centímetros de comprimento) são facilmente reconhecíveis por seus corpos verdes com listras diagonais em preto e branco e longos chifres vermelhos. Eles se alimentam das folhas em desenvolvimento da planta e comerão os frutos em desenvolvimento se folhas se tornarem escassas.

Os besouros-saltadores são pequenos insetos que aparecem no tomate no começo da primavera. Eles mastigam buracos na folhagem e deixam buracos nos tomates em desenvolvimento. Estes minúsculos insetos saltam como pulgas, mas são na verdade pequenos besouros.

Controlando insetos sugadores

Os pulgões e outros insetos sugadores de seiva muitas vezes podem ser removidos dos tomateiros com um forte fluxo de água, se a infestação não for grave. Opções naturais, tais como óleos inseticidas ou óleo de neem, muitas vezes também são eficazes em menores infestações. Os inseticidas químicos são eficazes em todos os tipos de infestações e devem ser aplicados quando a infestação for notada. Aplique nas partes superiores e inferiores das folhas, pois os insetos sugadores de seiva, muitas vezes, agarram-se na parte inferior da folha. Use inseticidas contendo ciflutrina, permetrina ou esfenvalerato para matar insetos sugadores de seiva, incluindo psilídeos. Não use permetrina, no entanto, em pequenas espécies de tomates, tais como os tomates-cereja.

Controle de insetos mastigadores

A manduca sexta e outras lagartas podem ser arrancadas da planta e colocadas em um balde com água e sabão. É melhor fazer isso pela manhã, quando os vermes estão, muitas vezes, rondando a planta. Ou use um inseticida totalmente natural contendo o Bacillus thuringiensis, que é uma bactéria que alveja e mata a manduca e outras lagartas. Os besouros-saltadores migram de planta em planta e poderão ser difíceis de controlar. Os inseticidas contendo permetrina funcionam melhor, de acordo com a Universidade do Estado do Colorado. Alternativamente, você poderá repelir os insetos. As diatomáceas podem repelir os besouros-saltadores. Polvilhe-as em torno da base de seus tomateiros.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível