×
Loading ...

Inseticidas caseiros para pés de tomate e pimentão

Atualizado em 17 abril, 2017

Se você é como a maioria dos jardineiros, provavelmente espera ter pragas em seu jardim, mas não há necessidade. Quando os jardins têm um solo saudável, eles resistem à maioria das pragas e doenças. Se o seu jardim está cheio de criaturas que se alimentam das plantas, o seu solo já está com problemas. Antes de usar inseticidas, certifique-se de que suas plantas estejam saudáveis. Você pode finalizar a tarefa com um spray botânico caseiro.

Quando os jardins têm um solo saudável, eles resistem à maioria das pragas e doenças (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Pragas comum de jardim

Das centenas de criaturas em um jardim, é mais provável encarar mais uns do que outros. Os pulgões são os mais comuns, e seus corpos em forma de pera minúsculos podem ser de muitas cores diferentes. Já que eles alimentam-se em uma colônia e preferem a parte inferior das folhas, não são muito difíceis de detectar. Quando as folhas estão enroladas e deformadas, provavelmente foram danificadas por pulgões.

As lagartas tomate são grandes lagartas verdes que medem até 10 centímetros. Você pode identificá-las facilmente encontrando o chifre proeminente na retaguarda. Durante o dia, eles alimentam-se dentro das plantas, mas se movem para fora quando o sol se põe. Elas podem desfolhar uma planta rapidamente e deixar muitos buracos grandes nos frutos.

As lesmas são uma das piores pragas de jardim. Elas esperam até a noite para atacar e alimentam-se das plantas suculentas. Se você encontrar falhas lisas e irregulares nas folhas, elas deixaram sua marca. Elas também deixam buracos nas frutas e trilhas prateadas de mucosa seca. Já que folhas em decomposição são a sua dieta principal, certifique-se de eliminá-las regularmente.

Loading...

Insetos e plantas benéficos

Joaninhas e louva-a-deus são os melhores amigos de um jardineiro. Eles podem ser adquiridos para encher um jardim comum. Cada joaninha adulta come de 40 a 50 pulgões por dia, então você não pode ter um jardim sem elas.

Os louva-a-deus podem comer até 400 pulgões, de modo que você não precisará de muitos deles para fazer uma grande diferença. Eles irão, com prazer, comer todos os insetos que capturarem.

Você também pode atrair insetos predadores com plantas pequenas florescentes, como alisso doce e endro. Esses insetos alimentam-se do néctar da flor quando não estão ocupados atacando suas pragas.

Receitas de inseticidas naturais

Os inseticidas para lagartas mais eficazes são sprays de bactérias. O Bacillus thuringiensis nesses sprays libera toxinas no estômago das pragas que fazem com que morram de fome. Se você aplicar esse produto em suas plantas, tenha em mente que ele matará os insetos benéficos também.

O óleo dormente irá eliminar pulgões e ácaros. Misture duas colheres de sopa de sabão líquido e uma xícara de óleo vegetal, e em seguida, adicione a 3,5 litros de água, mexendo. Para asfixiar os insetos, borrife essa solução em cada parte de suas plantas.

Você pode fazer um inseticida multiuso combinando raízes de odor forte e especiarias com sabão líquido e água. Coloque qualquer combinação de alho, cebola, rabanete, gengibre, folhas de ruibarbo, pimenta caiena e pimentas vermelhas em uma jarra de vidro e adicione água fervente. Deixe os temperos e raízes de molho durante a noite, antes de peneirar a água e misturar duas colheres de sopa de sabão líquido e um litro de água comum. Quando você pulverizar essa solução em suas plantas, irá repelir algumas pragas e matar outras por desidratação.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...