Como converter arquivos EXE para MSI

Escrito por david gray | Traduzido por ricardo torres iupi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como converter arquivos EXE para MSI
Personalizar um arquivo MSI permite uma instalação rápida e fácil em vários computadores (behind network storage cables image by willem169 from Fotolia.com)

Um arquivo com a extensão .exe é um programa executável reconhecido pelo Windows. Abrir o arquivo executa o programa. Da mesma forma, um arquivo com a extensão .msi é outro tipo de executável. Os arquivos MSI, conhecidos como parte do pacote do Windows Installer, combinam softwares executáveis com informações sobre o produto de licença, associações de arquivos, instalação de programas suplementares necessários (como drivers) e muitas outras opções. É possível converter aplicativos EXE para pacotes de instaladores MSI usando o software apropriado.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Use o programa "Exe to msi Converter" (livre, consulte a seção Recursos). Este programa é a mais simples opção para a conversão de arquivos .exe em pacotes .msi. Embora muito mais simples do que as opções que se seguem, esse programa lhe dá a capacidade de inserir qualquer linha de comando (confira a lista de opções de linha de comando da Microsoft na seção Recursos). Por exemplo, digite "/quiet" para executar a instalação sem exibir uma interface de usuário.

  2. 2

    Tente um alternativo, como o "Advanced Installer" (consulte a seção Recursos). Este programa funciona através da comparação de uma imagem do sistema antes e depois da instalação do produto. Usando o "Advanced Installer Repackager Wizard", qualquer usuário pode criar imagens de antes e depois da instalação para criar um pacote .msi. Ao contrário do "Exe to msi Converter", esse software tem muitas opções avançadas, como a capacidade de alterar o tema gráfico do instalador, adicionar associações de arquivos, drivers e assinaturas digitais para a instalação, além de promover atualizações automáticas. Embora talvez não seja tão poderoso como "WinINSTALL LE" (veja o próximo passo), ele tem uma interface muito mais amigável e acessível, permitindo o uso produtivo por proprietários de computadores que não são administradores de rede.

  3. 3

    Instale uma terceira opção de software, o "WinINSTALL LE" (livre, consulte a seção Recursos). De um modo semelhante ao software "Advanced Installer", esse aplicativo também cria um pacote .msi através da comparação de imagens antes e depois de uma instalação no sistema. Com o programa "Discover Wizard", você pode facilmente ativar e capturar imagens do sistema do programa instalado. Esse software foi feito menos para o usuário casual de computadores e mais para os administradores de rede ou sistemas. É uma ferramenta poderosa com muitas opções avançadas de customização do pacote de instalação, porém é menos amigável para o usuário comum, se comparado com as opções acima.

Dicas & Advertências

  • Os programas "Advanced Installer" e "WinINSTALL LE" trabalham capturando imagens do sistema antes e após a instalação. Para obter os melhores resultados no processo de captura, eles recomendam que você faça a captura remotamente em uma máquina limpa, evitando assim a interferência de programas em execução.
  • Com o "WinINSTALL LE", você pode ser obrigado a primeiro converter o arquivo .exe em um arquivo .nai (tipo de arquivo usado por esse software), e depois usar o programa para converter do formato .nai para um .msi.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível