Como converter o tipo de dados de uma data no Oracle SQL

Escrito por divya gupta | Traduzido por juarez jr.
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como converter o tipo de dados de uma data no Oracle SQL
Use as várias funções para converter o tipo de dados de uma data no Oracle (black database image by .shock from Fotolia.com)

A Oracle é a líder de mercado no sistema de gerenciamento de bancos de dados relacionais. DATE e TIMESTAMP são tipos de dados de data e hora oferecidos pela Oracle usados para valores de datas e de tempo. Os outros tipos de dados são TIMESTAMP WITH TIME ZONE e TIME STAMP WITH LOCAL TIME ZONE. O tipo de dados DATE contém valores de data e hora no formato mês, dia, ano, hora, minutos e segundos, enquanto TIMESTAMP entra em mais detalhes com frações de segundos, TIMEZONE_HOUR, TIMEZONE_MINUTES, TIMEZONE_REGION and TIMEZONE_ABBR. Funções fornecidas pela Oracle podem converter os tipos de dados de data e hora em outros tipos de dados.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Use a função "TO_DATE()" para converter uma sequência de caracteres para o tipo de dados DATE. A sintaxe da forma mais simples é a seguinte:

    TO_DATE(string_value)

    O string_value é o conjunto de caracteres que você deseja converter para o formato padrão do tipo de dados DATE. Você deve especificar também a formatação no caso da sequência de caracteres não estar no formato padrão. Por exemplo:

    TO_DATE('01-Sep-2010')

    Isto dará a seguinte resultado:

    01-Sep-10

    Especifique o formato se o valor da sequência não está no formato padrão da seguinte forma:

    TO_DATE('20100901', 'YYYYMMDD')

    Isto dará a seguinte resultado:

    01-Sep-10

  2. 2

    Use a função "TO_CHAR()" para converter um valor de qualquer tipo de dados em um sequência de caracteres. Por exemplo, você pode usar essa função para converter um valor do tipo de dados DATE em caracteres. A sintaxe da função é a seguinte:

    TO_CHAR(date_value, 'format_model')

    O date_value representa qualquer valor do tipo de dados DATE, e o format_model especifica o padrão em que o date_value será interpretado. Por exemplo:

    TO_CHAR('20100901', 'MM/YY')

    Isto dá o seguinte resultado:

    09/10

  3. 3

    Use a função "FROM_TZ()" para converter um valor de tipo de dados TIMESTAMP para TIMESTAMP WITH TIME ZONE se o fuso horário é dado. Assim, a função assume o valor TIMESTAMP e valor do fuso horário como seus parâmetros. O valor do fuso horário é uma sequência de formato TZH:TZM, que representa a hora e o minuto do fuso horário, respectivamente. Por exemplo:

    FROM_TZ(TIMESTAMP '2010-01-09 10:00:00', '5:00')

    Isto dará o seguinte resultado:

    01-Sep-10 10:00:000000 AM +05:00

  4. 4

    Use a função "TO_TIMESTAMP()" para converter uma sequência de caracteres para o tipo de dados TIMESTAMP. A função em sua forma mais simples recebe o string_value que você precisa para converter em um valor do tipo de dados TIMESTAMP. A sintaxe da função é a seguinte:

    TO_TIMESTAMP(string)

    O string representa o valor que você deseja converter para o tipo de dados TIMESTAMP no formato padrão. Ela é semelhante à função "TO_DATE()". Se os caracteres da sequência não estão no formato padrão, você precisa especificar a formatação. Por exemplo:

    TO_TIMESTAMP('20100901', 'YYYY-MM-DD HH:MI:SS')

    O comando acima converte a data para o tipo de dados TIMESTAMP com o seguinte resultado:

    01-Sep-10 6.34.00.000000000 AM

  5. 5

    Use a função "TO_TIMESTAMP_TZ()" para converter uma sequência de caracteres para um valor de tipo de dados TIMESTAMP WITH TIME ZONE. Ela é semelhante à função "TO_TIMESTAMP()". A função recebe a sequência de caracteres que você quer converter. A sintaxe na sua forma mais simples é a seguinte:

    TO_TIMESTAMP_TZ(string)

    Por exemplo:

    TO_TIMESTAMP_TZ('2010-01-08 05:00:00 -8:00', 'YYYY/MM/DD HH:MI:SS TZH:TMZ")

    Isto dará a seguinte resultado:

    01-Sep-10 5:00:00 000000000 -8:00

  6. 6

    Use a função "CAST()" para converter um tipo de dados para outro. A sintaxe para a função recebe uma expressão e o tipo de dados que precisa para ser convertida. Por exemplo, para converter um tipo de dados DATE para um tipo de dados TTIMESTAMP, a sintaxe para a função é a seguinte:

    CAST(string_value AS data-type)

    Por exemplo, você quer converter o valor da data do seu computador para um valor de tipo de dados TIMESTAMP. Digite o seguinte comando:

    CAST(sysdate AS TIMESTAMP)

    Isto dará o seguinte resultado:

    01-SEP-10 08.34.23.000000 AM

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível