×
Loading ...

Como usar corantes naturais em sabonetes

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Faça sabonetes caseiros e utilize corantes naturais para deixar seu produto livre de componentes químicos. Não há necessidade de contaminar o seu sabonete com corantes artificiais pois existem muitas opções naturais para adicionar cor. Adicione o corante em pequenas quantidades, como por exemplo uma colher de chá. Adicione mais corante até atingir a cor desejada.

Instruções

Faça sabonetes naturais em casa, livres de corantes artificiais (Creatas Images/Creatas/Getty Images)
  1. Para tons de roxo e azul, adicione ao óleo pétalas de alkanna, raiz de anil, raiz de garança, sementes de papoula e espirulina. Adicione pouca quantidade de produtos para tons mais leves e maior quantidade para tons mais fortes.

    Loading...
  2. Para dar a cor verde, adicione algas, clorofila, alfafa, pepino, sálvia ou espinafre. Regule o brilho da cor pela coloração natural do ingrediente adicionado ao sabão; produtos mais escuros dão tons mais escuros, assim como produtos mais claros dão tons mais claros de verde.

  3. Faça sabonetes em tonalidades de laranja usando sementes de urucum, pétalas de calêndula, cenoura, camomila, caril em pó, açafrão da terra ou açafrão. Faça cores que variam do amarelo cremoso ao ouro brilhante com estes ingredientes.

  4. Para colorir seus sabonetes de rosa ou vermelho, use raiz de beterraba, cochonilha em pó, barro marroquino vermelho ou argila rosa. Misture em pequenas quantidades qualquer um desses corantes para obter tons de rosa e maiores quantidades para vermelho.

  5. Misture a canela, o cravo, cacau em pó, pó de café, raiz de confrei, sabugueiro, henna, sementes ou leite de rosa mosqueta para fazer sabonetes de tons de terra.

  6. Teste os corantes em uma proporção de uma porção de corante para 8 de água e detergente. Adicione 1/4 colher de chá de corante à mistura. Veja como os corantes reagem ao óleo adicionando uma pequena quantidade de corante à 1/4 de litro de óleo aquecido. Deixe o corante na mistura de água, detergente e óleo por 24 horas para fazer um teste de cor verdadeira.

  7. Adicione o seu corante natural, seja à mistura de água e detergente ou ao óleo, para ver o resultado da melhor cor. Adicione então a mistura colorida à uma pequena porção de sabão para ver como o sabonete vai colorir.

Loading...

O que você precisa

  • Ervas e plantas
  • Detergente
  • Óleo
Loading ...
Loading ...