Como o seu corpo reage quando você para de fumar?

Escrito por lucila runnacles
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Como o seu corpo reage quando você para de fumar?
É comum sentir irritação nos primeiros dias após deixar o cigarro (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Que cigarro faz mal a saúde, não é novidade, mas o que talvez alguns não saibam é que já nos primeiros dias sem cigarro é possível sentir melhoras. Sabia que 48 horas sem acender um cigarro melhoram o paladar e o olfato sensivelmente? Quando um fumante está deixando o vício, seu corpo reage e luta para que ele volte a fumar, entrando em um período de abstinência. Como o cérebro está acostumado a receber nicotina, na falta dela, a pessoa pode sentir irritação, tristeza, entre outros desconfortos. Confira quais são esses sintomas e os benefícios de largar de vez o cigarro.

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Dificuldades

Ao deixar de fumar, o corpo passa por um período de adaptação que muitas vezes é difícil. A dependência física ao abandonar o cigarro pode provocar dificuldades de concentração, tonturas, alteração no sono e até no ritmo intestinal. A pessoa pode experimentar também dependência psicológica ou emocional. Já que em muitos casos o cigarro serve de “apoio”. Além disso, também está presente a dependência comportamental, associada as atividades do dia a dia. Tomar um cafezinho ou sair com amigos são atividades associadas ao cigarro e, muitas vezes, o fumante acende um cigarro automaticamente.

Como o seu corpo reage quando você para de fumar?
A dependência psicológica faz com que largar o cigarro seja uma tarefa difícil (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Mais sintomas

Durante as primeiras semanas, os sintomas por ter abandonado o cigarro podem parecer negativos. É comum que a pessoa sinta indigestão, náuseas ou azia. Na parte respiratória, o ex-fumante pode ter tosse, congestão nasal, catarro ou ronquidão. Outros sintomas como formigamento nos pés ou nos dedos também podem ocorrer. Além disso, algumas pessoas podem sentir dificuldade para dormir durante esses período. O lado bom de tudo isso é que a partir da terceira semana o corpo começará a notar os efeitos positivos de deixar de fumar.

Como o seu corpo reage quando você para de fumar?
Nos primeiros dias a abstinência de cigarro pode provocar insônia (Comstock/Comstock/Getty Images)

Droga

As primeiras semanas podem ser bem difíceis para quem está tentando largar o cigarro. Uma das explicações é que a nicotina é uma droga poderosa. Alguns a comparam com a cocaína, porque as duas atuam no sistema nervoso central. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a nicotina chega ao cérebro em apenas 7 segundos, 2 a 4 segundos mais rápido que a cocaína. Por isso, é normal o sofrimento durante os períodos de abstinência. Lembrar que os fumantes têm 10 vezes mais chance de desenvolver câncer de pulmão do que alguém que não fuma, pode ajudar durante esses períodos.

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Segundo estudo, a nicotina pode abrir as portas para o consumo de cocaína (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Benefícios

Os benefícios de largar o cigarro são muitos e podem ser sentidos já nos primeiros dias. Oito horas sem fumar e o nível de oxigênio no sangue se normaliza. O sistema circulatório melhora já a partir da segunda semana; correr e caminhar fica mais fácil. Além disso, a pele e os cabelos começam a ganhar brilho. E a melhor parte, entre 5 e 10 anos depois de deixar o vício, o risco de sofrer um infarto é igual ao de uma pessoa que nunca fumou. As vantagens de deixar o cigarro são muitas.

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A pele e os cabelos podem voltar a brilhar se o cigarro for abandonado (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Dicas para deixar de fumar

Agora que você já sabe quais são os benefícios de largar o cigarro, talvez seja mais fácil começar. Estas dicas podem te ajudar: não deixe maços de cigarro e cinzeiros à vista. É melhor guardá-los para não sentir vontade de voltar a fumar. Beber água, principalmente quando sentir vontade de acender um cigarro. Evitar bebidas alcoólicas e café nas primeiras semanas, se elas estiverem associadas ao ato de fumar. Se você gosta de acender um cigarro quando termina uma refeição, uma boa ideia é levantar da mesa, escovar os dentes e procurar alguma atividade que mantenha as mãos ocupadas.

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Fazer exercício e caminhar diminuem a vontade de fumar (Visage/Stockbyte/Getty Images)

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