Correntes marítimas e seus efeitos nos oceanos

Escrito por jacquelyn jeanty | Traduzido por mariana pelicano
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Correntes marítimas e seus efeitos nos oceanos
Correntes marítimas fluem em modelos regulares de costa a costa. (ocean image by Deborah Durbin from Fotolia.com)

Os oceanos exercem grande influência no ambiente global, através do constante movimento de suas águas. Alguns dos fatores que afetam as correntes marítimas são as temperaturas e climas, a rotação da Terra e a densidade da água. Por sua vez, esses grandes corpos de água também influenciam e afetam os ciclos das correntes de água.

Outras pessoas estão lendo

Correntes marítimas

Os oceanos Ártico, Atlântico, Índico e Pocífico cobrem cerca de 71% da superfície terrestre e possuem cerca de 97% de toda a água da Terra, de acordo com a University of Mankato do estado do Minnesota. Camadas de água quente em cima de camadas geladas geram um ritmo constante de movimento. Conforme a água gelada se move para cima, materiais ricos em nutrientes de organismos decompostos providenciam suprimentos de comida necessários para a vida marinha, de acordo com o Ocean Planet Smithsonian. Conforme a água gelada se move para cima, a água quente se move para substituí-la em camadas mais profundas, onde temperaturas mais frias resfriam as águas quentes, aumentando sua densidade.

Efeitos

O sol e a rotação da Terra são as influências primárias que dirigem as correntes dos oceanos, de acordo com o site Water Encyclopedia. A influência do sol pode ser vista em seu efeito na atmosfera terrestre e na criação dos ventos. Esses ventos movem a superfície da água. O sol também altera a densidade da água, deixando-a mais leve, ou menos pesada, na superfície. Os efeitos da rotação da Terra fazem com que a água se mova para leste no hemisfério norte e para oeste no hemisfério sul, sendo o Equador o divisor. Esse efeito é conhecido como Força de Coriolis e é resultado da fricção entre a água e o solo do oceano.

Corrente transportadora global

A circulação das correntes nas camadas das profundezas do oceano são influenciadas pelas mudanças de temperatura e densidade da água. Esse processo cria um sistema de circulação chamado Corrente Transportadora Global, segundo o National Oceanic and Atmospheric Administration. Conforme as águas quentes se resfriam nas profundezas dos oceanos, elas ficam mais pesadas e começam a afundar. Com as águas geladas afundando, as águas quentes sobem para a superfície. Esse processo se dá em escala global, conforme as águas das profundezas do Atlântico Norte se movem para o sul, circulam a Antártica, se movendo então para o norte em direção aos oceanos Índico, Pacífico e Atlântico.

Salinidade

Em adição aos efeitos de resfriamento de águas quentes, a salinidade também contribui para a mudança da densidade da água, de acordo com o National Oceanic and Atmospheric Administration. O efeito resfriante causa a evaporação, deixando para trás uma água com mais sal. Os efeitos combinados do resfriamento e da evaporação geram o que é chamado de modelos de circulação termo-salino dentro dos movimentos das correntes marítimas. O aumento do sal aumenta o peso e a densidade da água, que também contribui para o padrão da corrente transportadora global.

Circulação

Conforme a corrente transportadora global se move de regiões quentes para regiões frias, os efeitos do resfriamento e da salinidade trabalham para perpetuar seu movimento ao redor do globo, de acordo com a National Oceanic and Atmospheric Administration. Essas correntes profundas se movem mais lentamente do que as correntes carregadas pelo vento na superfície, sendo que um trecho de água demora 1000 anos para percorrer a corrente. Através desse sistema, os ecossistemas do mundo são reabastecidos com águas frias ricas em nutrientes e comidas para a vida marinha.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível