Mais
×

Como cortar ângulos em madeira para pequenos artesanatos

Cortar ou chanfrar madeira para pequenos projetos, como modelos e casas de bonecas é mais fácil com a utilização de ferramentas projetadas especificamente para esta aplicação. Peças maiores podem ser cortadas usando uma serra de mesa pequena. Pedaços menores pode ser cortado com uma chanfradeira manual pequena com uma luva de serra. Peças que podem tolerar um corte menos preciso podem ser rapidamente cortadas usando uma ferramenta de corte de esquadria.

Instruções

Cortes chanfrados podem ser a chave para um modelo perfeito (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Corte pequenas guarnições rapidamente usando uma tesoura de chanfrar. Ela tem uma lâmina afiada projetada para cortar através do veio da madeira. A ferramenta tem uma marcação de 45 graus e linhas gravadas para outros cortes de esquadrias padrão. Basta colocar a madeira na placa ao longo da marca ou na linha do ângulo que você deseja cortar e comprimir o cabo da tesoura. A lâmina pode cortar até um centímetro de espessura e três centímetros de largura (em qualquer comprimento).

  2. Serre com precisão utilizando uma caixa de esquadrias pequena de qualidade, como a Miter-Rite da Dobson. Esta caixa tem uma placa de ajuste em um grau ideal de precisão. A navalha se encaixa em um braço de serra para mantê-lo vertical enquanto corta. Ajuste a placa para o seu grau de esquadria desejado. Posicione o seu pedaço de madeira contra a extremidade. Mantenha-o no lugar com uma mão ou com uma braçadeira e serre. Esta máquina pode cortar pedaços de seis milímetros de espessura, de cinco centímetros de largura e qualquer comprimento.

  3. Chanfre grandes pedaços de madeira (até dois e meio centímetros de espessura) em uma serra de mesa pequena. Essas serras geralmente vêm com um medidor de ângulo de precisão que pode ser ajustado para o ângulo exato que você necessita. Serras de melhor qualidade também inclinam para cortar ângulos compostos. Defina o seu medidor de ângulo e incline. Coloque o material junto à extremidade. Ligue sua serra. Mantenha sua madeira firme (com os dedos bem longe da lâmina) e corte-a. Esse tipo de serra geralmente pode cortar dois centímetros e meio de espessura, qualquer largura e comprimento.

Dicas

  • Outras pequenas serras, facas e limas podem aperfeiçoar os cortes que não são perfeitos. Cortes imperfeitos tendem a ser muito visíveis nos modelos pequenos, por isso, vale a pena comprar ferramentas de qualidade para melhorá-los, sempre que possível.

O que você precisa

  • Tesouras de chanfrar
  • Caixa de esquadrias
  • Navalha
  • Serra de mesa pequena
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article