Mais
×

Como fazer cortes de esquadria

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Fazer um corte de esquadria exige boas medições e um pouco de paciência. Sempre verifique suas medidas antes de cortar porque o melhor corte de esquadria não vale muito se as medições estiverem incorretas. Esses cortes são feitos geralmente em uma caixa de esquadria, que nada mais é do que um serrote montado em uma articulação giratória de modo que a serra pode ser ajustada em qualquer ângulo. Hoje, muitos marceneiros usam caixas de esquadria de energia que são semelhantes ao antigo serrote de muitas maneiras. A caixa de esquadria pode ter a vantagem de ser capaz de serrar lascas pequenas de madeira se seu primeiro corte não foi exato.

Instruções

Caixa de esquadria com serrote (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Marque o corte no pedaço de madeira que você deseja cortar.

  2. Ajuste a serra (ou lâmina) de modo que se alinhe perfeitamente com as marcas em sua tábua. Se você estiver fazendo caixas quadradas ou molduras, pode definir o ângulo do corte precisamente a 45 graus.

  3. Comece a serrar. Caso esteja usando uma ferramenta elétrica, tudo que você precisa fazer é levemente descer a lâmina em cima da prancha. Certifique-se de ligar a lâmina antes que ela entre em contato com a madeira.

  4. Corte a placa com traços firmes vigorosos. Use a serra ao máximo durante o corte.

  5. Conclua o corte com pancadas leves de modo a não quebrar a madeira quando a serra passar através dela.

  6. Lixe levemente o corte com uma lixa de grau médio.

Dicas

  • Sempre comece o seu corte na parte superior ou superfície de acabamento da tábua.

Aviso

  • Tenha muito cuidado ao cortar pequenas lascas da extremidade de uma tábua com uma serra elétrica, pois elas podem facilmente se espalhar pelo ar em sua direção.

O que você precisa

  • Serrote
  • Lápis
  • Óculos de proteção
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article