×
Loading ...

Como cozinhar abóbora

Pouca gente sabe, mas o consumo de abóbora em uma dieta balanceada é uma medida inteligente para cuidar da saúde. A abóbora, que faz parte do grupo das hortaliças, possui em sua composição uma série de vitaminas (A, C e E), ricos minerais (cálcio, potássio, ferro e magnésio) e proteínas. Trata-se de um alimento conhecido por combater doenças do coração, problemas de vista e está relacionada à redução no risco de certos tipos de câncer. Como ingrediente, a abóbora pode ser preparada de diversas formas, desde o tradicional purê de abóbora até as versões grelhada, assada, cozida ao vapor ou refogada. Doces de abóbora também são uma boa pedida e especialmente famosos em época de festas juninas.

Instruções

Abóbora é uma hortaliça saborosa e nutritiva (Olha_Afanasieva/iStock/Getty Images)

    Abóbora cozida

  1. O primeiro passo é preparar a abóbora para ser cozida. Com uma faca afiada, retire toda a casca da abóbora. Em seguida, corte a fruta no formato de sua preferência. Pode ser em cubos, em fatias ou em rodelas.

    Loading...
  2. Tempere a abóbora com os ingredientes a gosto. Se quiser obter um sabor mais salgado, coloque uma pitada de sal e pimenta a gosto, com um pouco de azeite de oliva. Se, porém, quiser realçar o sabor doce da abóbora, prepare uma mistura com mel e extrato de baunilha que serão responsáveis por marinar a abóbora.

  3. Em seguida, coloque-a em um refratário e tampe muito bem com papel alumínio. Coloque o refratário em um forno pré-aquecido, a 200ºC. Deixe cozinhando por aproximadamente 25 minutos.

  4. Retire o refratário e o papel alumínio com cuidado e a receita está pronta para consumo. Sirva quente.

  5. Para apreciar a abóbora, é possível utilizar os seguintes acompanhamentos: arroz, saladas, carnes e batatas. Já a abóbora doce pode ser servida com uma pitada extra de mel ou coco ralado.

    Abóbora assada

  1. A abóbora também pode ser assada. Para isso, aqueça o forno a uma temperatura estimada de 200ºC.

  2. Enquanto isso, descasque a abóbora com uma faca ou um descascador de legumes. Em seguida, corte-e ao meio e retire a polpa e as sementes. Corte a abóbora em pequenos pedaços em formato de cubo. Espalhe-os na assadeira.

  3. Derrame uma mistura com meia xícara de manteiga já derretida. Adicione sal e pimenta a gosto.

  4. Deixe a abóbora assar por cerca de 20 minutos. Com uma espátula, solte os cubos com cuidado. Leve a assadeira de volta ao forno por mais 20 minutos.

  5. Depois disso, a abóbora estará dourada e pronta para servir. Bom apetite!

Loading...

Dicas

  • As abóboras podem ser utilizadas para as mais diversas receitas. Entre as mais famosas, estão bolo, doce de abóbora com coco, bobó, farfalle, abóbora grelhada e camarão na moranga. Abuse da sua criatividade.

O que você precisa

  • 1 abóbora (média de 300 g)
  • Sal a gosto
  • Pimenta a gosto
  • Azeite de oliva a gosto
  • 2 colheres (de sopa) de mel
  • 2 gotas de extrato de baunilha
  • Meia xícara de manteiga derretida

Referências

Loading ...
Loading ...