×
Loading ...

Como cozinhar costelinhas em uma churrasqueira a gás

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Costelinhas são melhores cozidas em fogo baixo, por um longo período de tempo. Você pode cozinhá-las no forno, mas grelhá-las pode evitar o excesso de calor em sua cozinha, liberar o seu forno para outros pratos e dar algum sabor defumado com a ajuda de alguns pedaços de madeira usados especialmente para tal. Grelhar costelas em uma churrasqueira a gás usa uma fonte de calor diferente de um grill a carvão, mas a ideia é a mesma.

Instruções

Voc"e pode cozinhar costelinhas em sua churrasqueira a gás (Digital Vision/Digital Vision/Getty Images)
  1. Retire a pele esbranquiçada das costelas e esfregue os temperos, ou deixe em sua marinada. Enrole as costelas com tempero seco em plástico ou cubra as marinadas com plástico e deixe na geladeira durante a noite.

    Loading...
  2. Ligue apenas metade dos queimadores em sua churrasqueira a gás. Você deverá cozinhar as costelas na metade da grelha que não está acesa, mantendo-as longe do calor direto. Ajuste a temperatura da sua churrasqueira para 150 °C, caso isso seja possível.

  3. Desembrulhe as suas costelas e coloque-as no lado da grelha que não está ligado. Posicione-as na churrasqueira de modo que o osso fique voltado para baixo.

  4. Coloque as suas lascas defumadoras na bandeja da churrasqueira caso queira defumar a carne. Se o seu grill não tem uma bandeja para as lascas, enrole-as em papel alumínio e deixe a folha aberta o suficiente para que esfumacem. Coloque o embrulho sobre difusor de calor da churrasqueira.

  5. Feche a tampa da churrasqueira e não abra por pelo menos 30 minutos. Mantenha a temperatura de sua grelha a 150 °C.

  6. Cozinhe as costelas durante cerca de três horas, até que a carne esteja macia e afastando-se do osso. Use seus espetos de churrasco para girar a carne enquanto ela é grelhada.

  7. Retire as costelas cozidas da grelha e deixe-as descansando sobre uma tábua ou travessa cobertas com papel alumínio, por dez a 15 minutos, antes de cortá-las em porções e servi-las.

Loading...

Dicas

  • Caso esteja com pressa, aumente a temperatura da sua churrasqueira para 160 °C e grelhe-as por cerca de duas horas, emboras elas possam sair não tão macias. Alternativamente, você pode grelhar em 135 °C por quatro horas.

O que você precisa

  • Marinado ou tempero seco (opcional)
  • Sal e pimenta
  • Churrasqueira a gás
  • Lascas defumadoras umedecidas (opcional)
  • Espetos de churrasco
  • Termômetro de carne

Recursos

Loading ...
Loading ...