A raiz de gengibre não é tecnicamente uma raiz, mas sim um rizoma. Embora ambos crescerem no subsolo, rizomas são caules. Muitas cozinhas fazem uso da raiz de gengibre, especialmente as asiáticas, mas o sabor pode ser muito picante se você comê-la cru (embora seja possível). Para usá-la em uma salada fresca, deve-se cozinhá-la para suavizar o sabor picante. Uma das maneiras mais fáceis é adoçar o gengibre. Se ele for cristalizado, não só será bom em uma salada, mas poderá ser usado para aliviar dores de estômago.
Instruções
-
Descasque o revestimento mais áspero do exterior do gengibre. Cada pedaço grande é conhecido como uma "mão" por sua forma parecida.
-
Corte o gengibre em rodelas finas.
-
Coloque o gengibre em uma panela grande e cubra com água. Ponha a panela para ferver.
-
Tampe a panela. Assim que começar a ferver, baixe o fogo para o médio. Cozinhe o gengibre por 30 a 45 minutos ou até ficar macio.
-
Despeje a água do gengibre. Se você quiser usá-lo fervido em sua salada, apenas jogue os pedaços em cima, como se fosse croutons. Continue com o restante das etapas para adocicar o gengibre.
-
Coloque o gengibre cozido em uma balança pequena de cozinha. Depois de ter observado o peso, coloque-o de volta na panela.
-
Use a balança para medir uma quantidade igual de açúcar granulado. Adicione o açúcar e ¼ de xícara de água na panela.
-
Ferva o açúcar, a água e o gengibre descobertos, até que toda a água tenha evaporado. Agite a mistura durante todo o tempo, caso contrário o gengibre irá queimar.
-
Deixe os pedaços de gengibre esfriar e, em seguida, polvilhe açúcar adicional antes de armazenar em um recipiente hermético ou jogar em cima de sua salada.