Mais
×

Como cozinhar raíz de gengibre para saladas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A raiz de gengibre não é tecnicamente uma raiz, mas sim um rizoma. Embora ambos crescerem no subsolo, rizomas são caules. Muitas cozinhas fazem uso da raiz de gengibre, especialmente as asiáticas, mas o sabor pode ser muito picante se você comê-la cru (embora seja possível). Para usá-la em uma salada fresca, deve-se cozinhá-la para suavizar o sabor picante. Uma das maneiras mais fáceis é adoçar o gengibre. Se ele for cristalizado, não só será bom em uma salada, mas poderá ser usado para aliviar dores de estômago.

Instruções

O gengibre não só é bom em uma salada, mas pode ser usado para aliviar dores de estômago (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Descasque o revestimento mais áspero do exterior do gengibre. Cada pedaço grande é conhecido como uma "mão" por sua forma parecida.

  2. Corte o gengibre em rodelas finas.

  3. Coloque o gengibre em uma panela grande e cubra com água. Ponha a panela para ferver.

  4. Tampe a panela. Assim que começar a ferver, baixe o fogo para o médio. Cozinhe o gengibre por 30 a 45 minutos ou até ficar macio.

  5. Despeje a água do gengibre. Se você quiser usá-lo fervido em sua salada, apenas jogue os pedaços em cima, como se fosse croutons. Continue com o restante das etapas para adocicar o gengibre.

  6. Coloque o gengibre cozido em uma balança pequena de cozinha. Depois de ter observado o peso, coloque-o de volta na panela.

  7. Use a balança para medir uma quantidade igual de açúcar granulado. Adicione o açúcar e ¼ de xícara de água na panela.

  8. Ferva o açúcar, a água e o gengibre descobertos, até que toda a água tenha evaporado. Agite a mistura durante todo o tempo, caso contrário o gengibre irá queimar.

  9. Deixe os pedaços de gengibre esfriar e, em seguida, polvilhe açúcar adicional antes de armazenar em um recipiente hermético ou jogar em cima de sua salada.

Dicas

  • Tente usar o gengibre cozido em saladas verdes saborosas com frutos do mar ou carne. O gengibre cristalizado é um aditivo inesperado, porém delicioso, em salada de repolho, saladas verdes e saladas de frutas.
  • O gengibre cristalizado pode substituir as passas em quase qualquer receita. Já o gengibre fervido é ótimo para limpar o paladar.

O que você precisa

  • 450 g de raiz de gengibre
  • Açúcar granulado
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article