Crescimento econômico x problemas ambientais

Escrito por shane hall | Traduzido por jean pierre barakat
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Crescimento econômico x problemas ambientais
A poluição é um dos resultados do crescimento econômico (pollution image by Joseph Chiapputo from Fotolia.com)

Os avanços tecnológicos iniciados a partir da Revolução Industrial abriram o caminho para um rápido crescimento econômico. Infelizmente, esse progresso vem frequentemente à custa da qualidade ambiental. A maioria dos cientistas concorda, por exemplo, que a atividade humana industrial contribui para o aquecimento global. Os economistas, entretanto, estudaram durante muitos anos a relação entre o crescimento econômico e os problemas ambientais e concordam que os problemas de poluição e tantos outros são um subproduto de sociedades crescendo em prosperidade.

Outras pessoas estão lendo

Antecedentes

O site da Rede Mundial de Ecologia ("Ecology Global Network") menciona a Revolução Industrial, que começou na Europa no século 18 e se expandiu para os Estados Unidos no século 19, como o marco histórico na relação entre os seres humanos e seu ambiente. O rápido desenvolvimento econômico da Revolução Industrial saturou as economias do mundo e afetou, ao mesmo tempo, o meio ambiente. Foi durante esse tempo que as máquinas desempenharam um papel cada vez maior na produção, exigindo combustíveis fósseis para a operação. De acordo com a Rede Mundial de Ecologia, os níveis sem precedentes de atividade humana decorrentes da Revolução Industrial vieram a um custo enorme para o meio ambiente.

Efeitos

Jerasakanon escreveu que o crescimento da produção econômica e do consumo gerou problemas ambientais, como a poluição, uso excessivo e desperdício de recursos naturais e desincentivos para conservação. Esses problemas afetaram não apenas as nações industrializadas, mas também suas colônias.

Teorias/especulações

Cientistas proeminentes veem a mudança climática como consequência direta da atividade econômica humana. Enquanto isso, muitas teorias econômicas alegam que o crescimento econômico e a proteção ambiental são opostos. Em um documento de trabalho para o Tennessee Valley Authority,o economista Tulin O. Johansson observou que alguns economistas avaliam que a poluição e outros problemas ambientais são resultado inevitável do crescimento econômico e do desenvolvimento. O aumento da produção, por exemplo, resulta em mais poluição atmosférica e hídrica. No outro extremo, Johansson escreveu que alguns economistas acreditam que as sociedades prósperas abordarão os problemas ambientais.

Prevenção/solução

Para equilibrar o crescimento econômico com a proteção ambiental e a conservação de recursos naturais, alguns economistas e ambientalistas propõem uma abordagem sobre o crescimento econômico que enfatize não apenas a realização das necessidades societais, mas também a consideração do impacto do crescimento atual nas gerações futuras. Muitos economistas, decisores políticos e ambientalistas chamam essa abordagem de desenvolvimento sustentável.

Considerações

A promoção do desenvolvimento sustentável poderá exigir alguns limites sobre crescimento econômico e expansão por uma questão de consideração pelos efeitos ambientais. Alguns economistas consideram que as normas ambientais impõem uma carga e limites indevidos à prosperidade, que eles veem como um empecilho à liberdade econômica. Em uma análise das pesquisas sobre o crescimento econômico e o meio ambiente, os economistas da Universidade de Wisconsin William Brock e Scott Taylor chegaram à conclusão de que os esforços para limitar a poluição e melhorar a qualidade ambiental desaceleram as taxas de crescimento econômico.

Importância

Em 2010, a agência de pesquisa Gallup informou que a maioria dos americanos preferia o crescimento econômico à proteção ambiental, quando do conflito entre os dois objetivos. Os pesquisadores da Gallup sugeriram que as condições fracas na economia dos EUA naquele momento explicam, em parte, as respostas à pergunta da enquete.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível