A importância da informática da saúde

Escrito por john landers | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A informática da saúde combina os campos da medicina, ciência da informação e tecnologia da informação para criar vários sistemas que geram, validam, asseguram e integram informações relacionadas à saúde. O propósito é prover cuidados adequados aos pacientes. Ela envolve a união de várias fontes, técnicas e sistemas para maximizar o uso da riqueza do conhecimento médico, avanços tecnológicos e descobertas de medicamentos que estão disponíveis. A informática da saúde é usada em uma grande variedade de campos relacionados à saúde, incluindo odontologia, farmácia, enfermagem, pesquisa médica, cuidados clínicos e saúde pública.

Outras pessoas estão lendo

Importância

A informática da saúde é às vezes chamada de informática médica. Ela engloba o uso de software dedicado, dispositivos de hardware e redes sofisticadas de computadores com a capacidade de juntar, avaliar e transmitir informações médicas. Os itens necessários para construir tal sistema incluem tecnologia da informação, diretrizes clínicas, domínio do jargão médico e armazenamento de dados. A informática médica pode ser aplicada em várias áreas da saúde, incluindo centros de reabilitação, hospitais, clínicas e estabelecimentos de primeiros socorros.

Função

Há basicamente três áreas de atuação da informática médica, onde sistemas de informação podem ser usados para criar mais eficiência e eficácia operacional: informação clínica, administrativa e médica. Por exemplo, há uma grande ênfase na implementação de sistemas uniformizados para registros médicos eletrônicos. A informática médica não só ajuda a cortas gastos com cuidados de saúde, como também melhora a qualidade geral do tratamento dos pacientes. Além disso, também tem um impacto no agendamento, contas, pesquisa clínica e compartilhamento de informações médicas.

Aplicações

Há muitas razões para o crescimento contínuo e o desenvolvimento da carreira na informática médica. Ela tem múltiplas possibilidades de aplicação para oferecer melhores e mais baratos cuidados de saúde. Médicos podem tirar vantagem de um banco de conhecimento em constante expansão, que permite que eles façam melhor uso da informação mais recente ao tomar decisões.

Essa habilidade é melhorada ainda mais com a ajuda de tecnologias como o CDSS (Clinical Decision Support Systems) ou o sistema de prescrição eletrônica, que elimina a necessidade dos médicos escreverem prescrições. Ela também facilita a exploração de dados, que fornece informações relacionadas a tópicos como a eficácia de certas drogas prescritas. Ela também pode ajudar a eliminar vários erros de prescrição e diminuir os custos de tratamentos.

Objetivos

Um dos maiores avanços no campo da informática médica é criar um processo padrão global para a assistência médica. Isso pode ser obtido ao unir fornecedores, pesquisadores e pacientes para usufruir dos benefícios da informática da saúde. Eles irão tirar vantagem de métodos, princípios e normas de ponta para alterar o modo como a assistência médica é feita atualmente. Outro propósito é encorajar o uso de melhores práticas na área médica.

Considerações

Um dos principais desafios da informática médica é fazer com que a maioria dos profissionais da saúde implementem os vários aspectos dessa tecnologia em suas práticas diárias. A implementação difundida da informática médica poderia criar um sistema de assistência médica uniforme e mais completo. Ela também fornece assistência na área de resolução de problemas, tomada de decisões, atendimento ao cliente e performance no trabalho. A informática médica também tem um papel importante na legislação médica. Já a automação de dados pessoais tem uma implicação legal relacionada a operações e privacidade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível