Como criar e analisar um diagrama de Ishikawa

Escrito por carolina | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como criar e analisar um diagrama de Ishikawa
Utilize o diagrama de Ishikawa para estimular as ideias da sua equipe na resolução de um problema (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Kaoru Ishikawa criou o diagrama de Ishikawa para mapear causa e efeito visualmente. Este gráfico, também chamado de diagrama espinha-de-peixe ou diagrama de causa e efeito, pode ser usado para explicar as muitas partes que formam uma ideia principal maior. Empresas e equipes usam os diagramas de Ishikawa para abordar problemas complexos que elas estão enfrentando, através da organização das ideias. Frequentemente utilizado como uma ferramenta na metodologia do Seis Sigma, esse diagrama pode ter ramificações designando categorias, como os quatro "Ps" (em inglês: "policies, procedures, people and plant/technology", ou políticas, procedimentos, pessoas e fábrica/tecnologia) e os seis Ms (em inglês: "machine, method, matherials, measurement, man and mother nature", ou máquina, método, materiais, medidas, homem e mãe natureza).

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Canetas
  • Quadro branco ou flipchart

Lista completaMinimizar

Instruções

    Criando o diagrama

  1. 1

    Desenhe uma linha horizontal no centro da sua página ou quadro, com um círculo em uma das pontas. O diagrama de Ishikawa é chamado de diagrama espinha-de-peixe por causa deste formato: a linha é a espinha do peixe e o círculo é sua cabeça. Escreva o problema, o efeito conhecido, na cabeça.

  2. 2

    Considere quantas categorias de causas acrescentará a este efeito. É aqui que você pode usar os quatro Ps, os seis Ms ou outro conjunto de categorias. Crie tantas ramificações quantas forem as categorias, desenhando-as em ângulos de 60 graus em relação à espinha. Escreva a categoria na ponta de cada uma.

  3. 3

    Liste todos os aspectos sob cada categoria. Por exemplo, se você usou os quatro Ps, cada P deve conter seus aspectos escritos ao longo da ramificação. A categoria "Pessoas" pode listar todos os funcionários da organização.

  4. 4

    Expanda todos os aspectos que possam ser discutidos mais a fundo. Na categoria Pessoas, examine os funcionários que têm alguma influência no efeito sobre o qual está discutindo.

    Analisando o diagrama

  1. 1

    Concentre-se nas ramificações que estiverem cheias. Existem problemas sérios que precisam ser abordados?

  2. 2

    Discuta as causas mais prováveis do seu problema e conduza pesquisas adicionais para verificar se estas causas são válidas.

  3. 3

    Reúna-se com sua equipe para pensar em soluções criativas. Use as informações da sua pesquisa e todas as ideias da sua equipe para abordar os problemas que você identificou.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível