Como criar um departamento de marketing

Escrito por shemiah williams | Traduzido por roberta izidoro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como criar um departamento de marketing
Organograma de um departamento de marketing (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

O departamento de marketing de uma empresa tem um papel essencial em promover os negócios e missão desta. Apesar da estratégia de marketing ser uma variante em diferentes empresas, existem princípios básicos que devem ser cumpridos pelos funcionários.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Organograma

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Um departamento de marketing funciona a partir de uma visão funcional deste. Primeiramente, deve-se contratar um diretor, ele será responsável pelos planos de marketing que serão implementados. O candidato à vaga deve possuir uma vasta experiência na área, entendimento dos objetivos da empresa e uma visão que seja compatível com estes.

    Como criar um departamento de marketing
    Organograma de um departamento de marketing (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  2. 2

    Para ser eficaz, um departamento de marketing deve atuar em conjunto com relações públicas. O responsável por esta (gerente ou sócio) desenvolverá contatos com redes de rádio, televisão e imprensa. Ele será responsável por atrair a atenção da mídia a atividades interessantes, escrever e difundir comunicados, além de ajudar na criação de iniciativas e planos de marketing para vários departamentos da empresa.

  3. 3

    Comunicação é fundamental para dar suporte aos planos estabelecidos para a empresa. Deve haver uma pessoa responsável pelo desenvolvimento e perpetuidade dos meios de comunicação digitais e físicos. Esta posição também pode ser ocupada por um sócio ou gerente.

  4. 4

    É de bastante utilidade ter um funcionário que, além de trabalhar em projetos específicos, possa também gerenciar diferentes planos, juntando uma coisa à outra. Este funcionário pode ser um gerente de projetos, responsável por processar pedidos de outros departamentos e que trabalhe junto aos funcionários a fim de apoiar os planos de marketing. Esse gerente irá lidar com fornecedores externos na produção de produtos e providenciará suporte aos funcionários.

  5. 5

    Dependendo das necessidades da empresa, será preciso criar posições com responsabilidades específicas como um designer gráfico e um publicitário.

Dicas & Advertências

  • Certificar-se de que as funções estão sendo exercidas é mais importante do que conceder títulos. Siga o organograma de sua empresa para garantir que os cargos indiretos estão presentes. Um departamento de marketing pode ser pequeno ou grande, de acordo com as necessidades da empresa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível