Como criar um departamento de marketing

Escrito por shemiah williams | Traduzido por roberta izidoro
Como criar um departamento de marketing
Organograma de um departamento de marketing (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

O departamento de marketing de uma empresa tem um papel essencial em promover os negócios e missão desta. Apesar da estratégia de marketing ser uma variante em diferentes empresas, existem princípios básicos que devem ser cumpridos pelos funcionários.

Instruções

  1. 1

    Um departamento de marketing funciona a partir de uma visão funcional deste. Primeiramente, deve-se contratar um diretor, ele será responsável pelos planos de marketing que serão implementados. O candidato à vaga deve possuir uma vasta experiência na área, entendimento dos objetivos da empresa e uma visão que seja compatível com estes.

    Como criar um departamento de marketing
    Organograma de um departamento de marketing (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  2. 2

    Para ser eficaz, um departamento de marketing deve atuar em conjunto com relações públicas. O responsável por esta (gerente ou sócio) desenvolverá contatos com redes de rádio, televisão e imprensa. Ele será responsável por atrair a atenção da mídia a atividades interessantes, escrever e difundir comunicados, além de ajudar na criação de iniciativas e planos de marketing para vários departamentos da empresa.

  3. 3

    Comunicação é fundamental para dar suporte aos planos estabelecidos para a empresa. Deve haver uma pessoa responsável pelo desenvolvimento e perpetuidade dos meios de comunicação digitais e físicos. Esta posição também pode ser ocupada por um sócio ou gerente.

  4. 4

    É de bastante utilidade ter um funcionário que, além de trabalhar em projetos específicos, possa também gerenciar diferentes planos, juntando uma coisa à outra. Este funcionário pode ser um gerente de projetos, responsável por processar pedidos de outros departamentos e que trabalhe junto aos funcionários a fim de apoiar os planos de marketing. Esse gerente irá lidar com fornecedores externos na produção de produtos e providenciará suporte aos funcionários.

  5. 5

    Dependendo das necessidades da empresa, será preciso criar posições com responsabilidades específicas como um designer gráfico e um publicitário.

Dicas & Advertências

  • Certificar-se de que as funções estão sendo exercidas é mais importante do que conceder títulos. Siga o organograma de sua empresa para garantir que os cargos indiretos estão presentes. Um departamento de marketing pode ser pequeno ou grande, de acordo com as necessidades da empresa.

O que você precisa?

  • Organograma

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível