×
Loading ...

Como criar um departamento de marketing

Atualizado em 23 março, 2017

O departamento de marketing de uma empresa tem um papel essencial em promover os negócios e missão desta. Apesar da estratégia de marketing ser uma variante em diferentes empresas, existem princípios básicos que devem ser cumpridos pelos funcionários.

Instruções

Organograma de um departamento de marketing (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Um departamento de marketing funciona a partir de uma visão funcional deste. Primeiramente, deve-se contratar um diretor, ele será responsável pelos planos de marketing que serão implementados. O candidato à vaga deve possuir uma vasta experiência na área, entendimento dos objetivos da empresa e uma visão que seja compatível com estes.

    Loading...
    Organograma de um departamento de marketing (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  2. Para ser eficaz, um departamento de marketing deve atuar em conjunto com relações públicas. O responsável por esta (gerente ou sócio) desenvolverá contatos com redes de rádio, televisão e imprensa. Ele será responsável por atrair a atenção da mídia a atividades interessantes, escrever e difundir comunicados, além de ajudar na criação de iniciativas e planos de marketing para vários departamentos da empresa.

  3. Comunicação é fundamental para dar suporte aos planos estabelecidos para a empresa. Deve haver uma pessoa responsável pelo desenvolvimento e perpetuidade dos meios de comunicação digitais e físicos. Esta posição também pode ser ocupada por um sócio ou gerente.

  4. É de bastante utilidade ter um funcionário que, além de trabalhar em projetos específicos, possa também gerenciar diferentes planos, juntando uma coisa à outra. Este funcionário pode ser um gerente de projetos, responsável por processar pedidos de outros departamentos e que trabalhe junto aos funcionários a fim de apoiar os planos de marketing. Esse gerente irá lidar com fornecedores externos na produção de produtos e providenciará suporte aos funcionários.

  5. Dependendo das necessidades da empresa, será preciso criar posições com responsabilidades específicas como um designer gráfico e um publicitário.

Loading...

Dicas

  • Certificar-se de que as funções estão sendo exercidas é mais importante do que conceder títulos. Siga o organograma de sua empresa para garantir que os cargos indiretos estão presentes. Um departamento de marketing pode ser pequeno ou grande, de acordo com as necessidades da empresa.

O que você precisa

  • Organograma

Referências

Loading ...
Loading ...