Casa

Como criar uma fonte de água caseira

Escrito por martha adams | Traduzido por rodrigo bittencourt
Como criar uma fonte de água caseira

Até uma nascente natural pode ser transformada em uma fonte de água

Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

Se você tem uma corrente de água em sua propriedade, com fluxo de pelo menos 1 litro por minuto, pode aprimorá-la para o uso caseiro. Criar uma fonte significa colher a água e direcioná-la a um sistema de armazenamento, direcionando-a para onde for necessário. Também implica testar a água em laboratório para verificar se ela é potável e protegê-la de contaminações. As medidas vão depender da quantidade de água que você precisar. Seguem descrições dos equipamentos necessários para o desenvolvimento da fonte. Para especificações sobre quantidade e qualidade, consulte um empreiteiro ou outro profissional.

Nível de Dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Ferramentas de escavação (pá ou equipamentos pesados)
  • Contêineres (plástico, concreto, tijolo, metal)
  • Cimento
  • Cascalho
  • Cano de metal ou plástico e barras de ligação
  • Válvulas e torneiras
  • Ferramentas (cortador de tubos, grosa, serra de arco, chave inglesa, trena, faca ou canivete)
  • Utensílios de encanamento (adesivo e fita para canos)
  • Alvejante

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Verifique a pureza da sua corrente. Se a água não for potável, talvez não haja motivo para desenvolver a fonte. Se a qualidade for aceitável, cerque a área ao redor para manter animais afastados. Suas fezes podem infiltrar o solo e chegar até a água.

  2. 2

    Verifique o fluxo de água da corrente antes de qualquer construção, certificando-se de que corre pelo menos 1 litro por minuto.

  3. 3

    Encontre um fluxo contínuo na sua fonte de água, cavando até encontrar sua origem, em pedra ou areia, pelo menos a 1 metro abaixo da corrente.

  4. 4

    Cave um reservatório para coletar água para sua casa. Forre os três lados superiores e o fundo com pedra para permitir que a água flua adentro, mas não use areia e detritos grandes. Instale uma parede de corte de plástico à prova d'água ou concreto no último lado, abaixo da corrente, para permitir que a água seja coletada. Corte e ligue um cano com válvula de expansão a essa parede para controlar o fluxo da água que sai da reserva.

  5. 5

    Construa uma caixa de proteção à prova d'água com laje ou use um contêiner pré-fabricado do tamanho necessário. Calcule a quantidade de água armazenável e guarde o resultado para uso posterior. O recipiente deve ter pelo menos 1,3 m de profundidade e 30 cm acima do chão, aproximadamente, com uma tampa quadricular para evitar a entrada de chuva, poeira, folhas e outros dejetos.

  6. 6

    Instale um ralo no fundo da caixa de proteção para que ela possa ser esvaziada e limpa.

  7. 7

    Corte e instale um tubo de descarga no fundo da caixa para que a água não transborde para fora do reservatório.

  8. 8

    Conecte o cano do reservatório à parte de cima da caixa. Corte e ligue um tubo de saída com uma válvula de expansão à entrada da corrente e conecte-o aos canos e torneiras da casa.

  9. 9

    Esfregue a caixa com alvejante para desinfectá-la e remover resíduos da construção. Abra as válvulas de cima da caixa, entre ela e a reserva, e da parte de baixo para o sistema da casa. Feche as torneiras da casa e deixe que o sistema se encha com a reserva. Feche a válvula entre a reserva e a caixa.

  10. 10

    Adicione à 1 litro de alvejante para cada 10 litros de água na caixa. Abra a válvula para os canos da casa.

  11. 11

    Abra todas as torneiras da casa e deixa que a água corra até que o sistema esteja cheio de água clorada e você sinta o cheiro. Feche as torneiras e aguarde 12 horas.

  12. 12

    Abra todo o sistema, do reservatório às torneiras, e deixe a água correr até não sentir mais o cheiro de cloro. Seu sistema está desinfetado e a água está potável.

Dicas & Advertências

  • Teste sua fonte com um laboratório de verificação de qualidade de água pelo menos uma vez ao ano. Se você tiver chuvas muito fortes ou inundação na sua área, faça o teste após cada ocorrência para certificar-se de que ela não foi contaminada.
  • Se o teste de bactérias coliformes indicarem contaminação fecal, use água mineral industrializada para fazer higiene pessoal, beber e cozinhar até que seu sistema seja descontaminado e testado novamente. Se houver contaminação frequente, considere o uso contínuo de um filtro UV.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media