Mais
×

O que acontece quando se acrescenta algicida demais na piscina?

Atualizado em 23 março, 2017

O algicida, quando usado de forma correta, pode ser uma ferramenta importante para combater o ataque de algas verdes, pretos ou amarelas em sua piscina. Os algicidas são substâncias líquidas acrescidas à superfície da piscina. Essas substâncias, no entanto, podem ter efeitos colaterais tanto para a água quanto para os nadadores se você colocar em excesso.

Como usar algicida na sua piscina (Martin Barraud/OJO Images/Getty Images)

Algicida

O algicida é uma substância opcional para piscinas que muitos donos escolhem incluir como parte de sua manutenção regular. Ele é feito para prevenir o ataque de algas na sua piscina. Também pode ser usado para tratar algas, mas é mais eficiente como ferramenta de prevenção. Acrescente uma dosagem que corresponda com a capacidade de água da sua piscina. É importante saber essa informações em termos de litros para determinar corretamente a dosagem de algicida necessária.

Espuma

A presença excessiva de algicida pode deixar a água da piscina espumosa. Pequenas bolhas começarão a ser produzidas à medida que a água passa pela bomba e volta para a piscina. Não confunda essas bolhas e espuma com outro problema comum, que é o ar nas linhas de piscina. Bolsas de ar dentro do sistema de filtro podem causar bolhas na superfície também. As bolhas e a espuma resultantes do excesso de algas serão bem menores.

Irritações na pele

A quantidade em excesso determinará a gravidade das irritações na pele. Nadadores em uma piscina com muito algicida terão irritações nos olhos e na pele. Outros desiquilíbrios químicos na água podem levar à irritação ocular também, como excesso de cloro ou níveis de pH e alcalinidade instáveis. A incerteza da causa da irritação nos olhos torna ainda mais importante identificar quando se coloca algicida demais na água; caso contrário, você pode achar que é provocada por outros problemas químicos na água.

Solução

Acrescentar algicida em excesso terá um efeito contraprodutivo. Será mais difícil para o produto desempenhar seu papel em uma água saturada. Não há muito o que fazer para solucionar uma overdose de algicida, a não ser deixá-lo dissipar naturalmente. Os usuários, evaporação e a contracorrente são fatores que podem contribuir para isso. Se tiver pele sensível e não puder esperar que a substância se dissipe na água, você pode drenar parte da água e acrescentar água fresca para diluir o algicida.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article