Como criar ilusões de ótica utilizando imagens e palavras

Escrito por james highland | Traduzido por isadora carvalho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

As ilusões de ótica são uma forma eficaz de entretenimento. Elas são experienciadas rapidamente, mas deixam o espectador analisando seus efeitos por algum tempo. Um bom truque faz com que as pessoas se lembrem de que suas percepções visuais não podem ser tomadas como garantidas. Uma variedade de padrões visuais pode criar essa experiência. Muitas vezes, essas ilusões são criadas utilizando imagens, mas também é possível realizar certos truques utilizando apenas um padrão de palavras construído meticulosamente. Realizar essas ilusões de ótica pode ser divertido e também desafiador. Com o tempo, qualquer pessoa pode criar ilusões de ótica utilizando imagens e palavras.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Papel
  • Canetas ou lápis coloridos

Lista completaMinimizar

Instruções

    Texto colorido incompatível

  1. 1

    Escreva a palavra "Vermelho" utilizando uma caneta ou lápis, mas escreva-a em uma cor diferente. (Veja Referência 1).

  2. 2

    Crie uma lista de outras palavras abaixo da escrita anteriormente. Cada uma deverá ser o nome de uma cor, mas será escrita em uma cor diferente da nomeada.

  3. 3

    Peça para alguém ler a lista, mas elas não devem dizer as palavras em si. Ao invés disso, peça-as para dizer rapidamente as cores em que estão escritas as palavras. A incompatibilidade entre a cor e o conteúdo da palavra torna esse truque uma ilusão de ótica interessante, pois poucas pessoas conseguirão listar as cores.

    Círculos que se movem

  1. 1

    Desenhe uma série de 20 círculos azuis pequenos com bordas amarelas para criar um círculo maior. Faça o desenho em um papel ou no computador utilizando programas de edição gráfica. Cada círculo irá sobrepor um quarto do círculo seguinte, com a corrente circundando ao redor para conectar-se a ela mesma e formar um círculo maior.

  2. 2

    Crie mais alguns objetos circulares no mesmo padrão, mas faça cada um em um tamanho diferente.

  3. 3

    Coloque todos os círculos em um fundo verde. Se estiver usando papel, corte e cole-os, ou pregue-os com fita, em um papel de construção verde. Para os usuários de computador, escolha o verde como cor do plano de fundo.

  4. 4

    Observe que todos os círculos parecem girar como se fossem uma imagem em movimento. (Veja a Referência 2).

    Confusão de palavras

  1. 1

    Escreva ou digite um parágrafo. Utilize palavras simples, comuns e que são utilizadas no dia a dia, de forma que possam ser compreendidas por qualquer pessoa. Elas devem ser longas, mas não estranhas. Por exemplo, terminologias médicas ou científicas não são adequadas para esse tipo de ilusão.

  2. 2

    Reescreva o parágrafo em outro pedaço de papel, mas dessa vez misture as letras de cada palavra. Mantenha a primeira e a última letras intactas, mas modifique as demais.

  3. 3

    Peça para que outra pessoa leia o parágrafo. Você e a pessoa ficarão impressionados de notar que o texto será facilmente interpretado, apesar das mudanças significativas na ordem das letras. Essa ilusão de ótica demonstra a impressionante capacidade de processamento que ocorre no cérebro sem ter a consciência de tal fato. (Veja Referência 3).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível