Como criar jogos simples no Java

Escrito por fred larrey | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como criar jogos simples no Java
Escreva jogos simples com Java (coffee image by jimcox40 from Fotolia.com)

Se você for um programador iniciante no Java e quiser escrever um jogo, é melhor começar o mais simples possível. Os jogos baseados em texto são a melhor opção. Eles permitem muita imaginação e criatividade tanto do desenvolvedor quanto do jogador, e permitem que você se acostume a trabalhar com a interação do usuário no Java. Para fazer isso, você precisará ter a plataforma corretamente instalada no seu computador e um editor para escrever o código. Felizmente, existe um aplicativo que satisfaz ambos requisitos: o editor Eclipse para desenvolvedores Java.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • IDE Eclipse for Java Developers

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Use o link da seção "Recursos" para baixar e instalar o "Eclipse for Java Developers IDE".

  2. 2

    Pense em algumas ideias para o seu jogo baseado em texto. As limitações são as seguintes: O computador exibirá texto ao jogador (por exemplo, "você entrou na sala, pode ir à esquerda ou à direita"). Em seguida, o jogador poderá responder ingressando texto (por exemplo, "esquerda"). O programa processará o comando e exibirá novas mensagens até que o jogo finalize. Crie algumas ideias para a trama, lembrando que o objetivo é que o jogador mantenha o interesse e se divirta.

  3. 3

    Abra o Eclipse. Clique em "File" (Arquivo), "New" (Novo) e "Java Project" (Projeto Java). Digite "SimpleGame" como nome de projeto e clique em "Finish" (Finalizar).

  4. 4

    Dê duplo clique na pasta "SimpleGame" do "Package Explorer" (Explorador de pacotes), localizado no lado esquerdo da tela, e clique em "New > Class" (Nova > Classe).

  5. 5

    Digite o nome do seu jogo (sem espaços) na caixa "Name" (Nome). Nesse exemplo, o nome será "HauntedMansion". Sob "Which method stubs would you like to create?" (Quais métodos pré-definidos você quer usar?), ative a caixa "public static void main(String[] args)". Clique em "Finish".

  6. 6

    Clique no espaço vazio sobre "public class HauntedMansion" e digite a seguinte linha de código:

    import java.util.Scanner;

    O "Scanner" permitirá ler as entradas do usuário no console.

  7. 7

    Clique em um espaço vazio dentro de "public static void main(String[] args) {" e digite as seguintes linhas de código:

    String choice; Scanner user_in = new Scanner(System.in);

    O scanner "user_in" lerá o que o usuário digitar no console e o armazenará na variável "choice".

  8. 8

    Para escrever no console, será usado o método "System.out.println()" toda vez que for preciso indicar ao jogador o estado atual do jogo. Digite em uma nova linha:

    System.out.println("Bem-vindo à mansão mal-assombrada. Há uma escada na sua frente e portas à esquerda e à direita." +"\n"+"Digite 'subir' e pressione Enter para subir a escada, 'direita' para ir para a sala da direita ou 'esquerda' para entrar na sala da esquerda.");

    Substitua o que aparece dentro da sentença "println" pelo texto que você quiser.

  9. 9

    Para ler o que o usuário digita, use o método "nextLine()" da classe "user_in" e armazene-o dentro do string "choice", usando o seguinte código embaixo da última linha:

    choice = user_in.nextLine();

    A variável "choice" conterá o que o usuário digitar antes de pressionar "Enter".

  10. 10

    Use uma sentença condicional para saber o que o usuário digitou, da forma seguinte:

    if(choice.equals("subir")) { System.out.println("Você subiu as escadas"); } else if(choice.equals("direita")) { System.out.println("Você agora está na cozinha"); } else if(choice.equals("esquerda")) { System.out.println("Você está agora na sala"); } else { System.out.println("Você não pode fazer isso"); }

  11. 11

    Continue usando os passos 8 a 10 para criar jogos o mais intrincados possível, adicionando mais mensagens "System.out.Println()" do computador e mais respostas possíveis do jogador.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível