Como criar livretos com a programação de eventos

Escrito por audrey farley | Traduzido por liana fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como criar livretos com a programação de eventos
Livretos de programas podem ser informativos e divertidos (Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images)

Livretos com a programação de eventos podem fornecer informações importantes, como os horários de conferências e palestras, apresentação de convidados especiais e/ou agradecimentos aos patrocinadores e organizadores. Um livreto eficiente deve complementar, em vez de resumir, o conteúdo do programa. Use seu livreto para apresentar biografias de participantes para poupar tempo com apresentações; além disso, use esse espaço para agradecer a quem tornou o programa possível, incluindo contribuidores, voluntários e doadores de serviços em espécie.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Identifique o propósito do livreto do programa. O livreto pode ter apenas a intenção de informar ou também de persuadir os leitores. Mesmo que você não esteja vendendo exatamente um produto, pode haver uma ideia ou missão a vender. Por exemplo, o livreto para um evento de caridade pode ser voltado a promover uma propaganda positiva. Decida o seu objetivo para que o desenvolvimento e a formatação do livreto o reforcem.

  2. 2

    Faça um esboço do conteúdo, fotografias e ilustrações, publicidade e outras mensagens. Use o esboço para desenvolver um modelo e estabelecer o formato, tamanho das páginas e organização. Revise o protótipo com uma gráfica profissional que tenha o equipamento e a qualificação necessários. Peça conselhos sobre formas econômicas de produzir o livreto. Pergunte a respeito de formatos, tipos de papel, encadernação e cores. Determine o pedido de impressão, baseando-se no número de presentes, além de cópias adicionais para patrocinadores e distribuição mais ampla. Escolha a gráfica entre três orçamentos. Se representar uma organização de caridade ou sem fins lucrativos, é possível que a gráfica ofereça um desconto ou troque o serviço de impressão por publicidade no próprio material.

  3. 3

    Introduza conteúdos importantes e imagens impactantes na capa e nas primeiras páginas. Se o livreto é voltado para publicidade, distribua o conteúdo de forma que os detalhes e informações convincentes apareçam antes. Por exemplo, se estiver criando o livreto de programa para um evento de caridade, use a primeira página para destacar a missão e as conquistas da organização. Nas páginas seguintes, descreva detalhes do evento, como os horários das atividades, os palestrantes e patrocinadores.

  4. 4

    Escolha uma tipografia atraente. Restrinja-se ao uso de duas ou três fontes fáceis de ler e que reflitam a imagem desejada. Faça uso de cabeçalhos e subtítulos. Alguns leitores podem apenas passar os olhos pelo texto, portanto títulos e subtítulos em negrito podem chamar atenção para pontos importantes do evento. Use destaques em negrito e itálico de forma seletiva. Numere as páginas. Economize nas cores, procurando usar apenas onde a gráfica sugerir, pois isso pode elevar o custo de impressão. Inclua no livreto a data, informações de contato e um quadro organizacional ou lista do encarregados ou diretores, se convir.

  5. 5

    Procure fotografias e ilustrações que combinem com ou complementem o tema de cada página. Certifique-se de ter os direitos de uso de fotos de terceiros e inclua legendas para dar crédito. Não utilize ilustrações de terceiros sem autorização expressa.

  6. 6

    Dê o devido crédito a colaboradores. Você pode iniciar com uma mensagem do diretor executivo ou presidente do evento. Liste os patrocinadores e doadores ou inclua um espaço de publicidade para os mesmos no livreto. Agradeça aos voluntários e doadores de serviços, incluindo a gráfica, que pode ter feito uma doação. Se sua organização possui uma página na web, é uma ótima ideia incluir nela o conteúdo do livreto após o evento. Se for uma organização sem fins lucrativos, certifique-se de informar os leitores de que podem colaborar o ano inteiro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível