Como criar um livro para a primeira série sobre as estações do ano

Escrito por kevin ann reinhart | Traduzido por monica da costa
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Como criar um livro para a primeira série sobre as estações do ano
Os alunos usam suas habilidades de observação para criar um livro sobre mudanças de estação (seasons image by AnVer from Fotolia.com)

Aprender sobre as estações na primeira série pode ser considerado um subconjunto do currículo de Ciências, Estudos Sociais e Linguagens Artísticas. Todos os três aspectos estão envolvidos no processo de aprendizagem, pois os alunos discutem as mudanças que observam em seu ambiente, observam as adaptações que devem ocorrer em suas vidas diárias devido ao ciclo sazonal, e registram a história das estações do ano, na forma de um livro de imagens a ser colocado em sua biblioteca da sala de aula e compartilhado com seus colegas. Livros individuais, criados por cada aluno, podem ser modelados a partir de um grande livro construído cooperativamente através de discussões com a turma.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Papel quadriculado
  • Painel
  • Marcadores coloridos
  • Revistas
  • Figuras
  • Tesoura sem ponta
  • Papel de arte
  • Giz de cera
  • Cola
  • Arquivos para a turma
  • Grampeador

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Instruções

    Grande livro cooperativo

  1. 1

    Peça aos alunos para se sentarem no chão na frente do painel. Diga-lhes que estarão ajudando a criar um Grande Livro das Estações. Hoje, a turma irá criar uma capa para o livro.

  2. 2

    Peça a um aluno para puxar um grande livro da sua biblioteca da sala de aula e segure-o na frente do grupo, enquanto em pé ao lado do painel. Peça aos alunos para identificarem as partes da capa do livro que eles veem. Os alunos devem ser capazes de localizar o título, o autor e uma ilustração. Juntos, em um pedaço de papel quadriculado, criem uma capa para o grande livro das estações de sua sala de aula que contenha os mesmos elementos que o livro de modelo.

  3. 3

    Escolha vários alunos para desenharem ou colarem figuras e imprimirem palavras na capa, com a ajuda do professor, conforme necessário. Isto deve ser feito por um aluno de cada vez até que todos tenham tido uma chance. Os alunos podem desenhar árvores na primavera, verão, outono e inverno; roupas usadas nas quatro estações; atividades que ocorrem nas quatro estações - pular nas poças de água, nadar em uma praia, pular nas folhas secas, fazer um boneco de neve; comportamento animal nas quatro estações - pássaros voando para o sul, ursos hibernando, etc.

  4. 4

    Siga o passo 3 para criar uma página de título para o grande livro grande e uma página para cada uma das estações, Primavera, Verão, Outono e Inverno. Os alunos devem cooperativamente ilustrar as mudanças no clima, animais, roupas e atividades observadas em cada estação. Disponibilize aos alunos revistas para recorte e use o computador para encontrar imagens conforme cada página for sendo projetada de forma cooperativa.

  5. 5

    Agrupe as páginas do livro acabado, grampeie as bordas, e leia o livro em voz alta junto com a turma. Peça aos alunos que forneçam frases para as ilustrações começando com "No/na (primavera, verão, outono, inverno) o clima é __." Vá em frente para descrever o comportamento animal, as árvores, as roupas e as atividades da mesma maneira. Alguns conceitos que devem surgir através desta atividade incluem hibernação, migração e adaptação.

    Livros individuais

  1. 1

    Disponibilize aos alunos revistas ou figuras para recorte e colagem conforme necessário para colar em suas próprias capas de livro. Coloque, diariamente, o trabalho dos alunos em pastas de arquivos individuais para distribuição. Peça aos alunos que coloquem seus nomes nas pastas e em todas as páginas que eles criarem.

  2. 2

    Prossiga com uma página de título criada por cada aluno usando o processo e os recursos descritos na Seção 1, Passo 4 e também os recursos fornecidos na Seção 2, Passo 1.

  3. 3

    Proporcione tempo para completar uma página em cada uma das estações. Isto pode ser feito pelos alunos durante o tempo das atividades individuais e concluído nas suas próprias velocidades. Peça aos alunos que tragam as partes do livro para o professor quando eles precisarem montá-lo.

  4. 4

    Agrupe, grampeie e recolha os livros projetados pelos estudantes. Coloque os livros dos alunos na biblioteca da sala de aula para que eles possam ser compartilhadas durante os horários de leitura.

Dicas & Advertências

  • Os alunos podem ser convidados a partilharem os seus livros concluídos nos próximos horários de leitura. Conforme as habilidades de escrita forem se desenvolvendo, peça aos alunos para adicionarem palavras ao etiquetar as imagens de seus livros.
  • Mantenha um arquivo de revistas, desenhos e imagens à mão para os alunos usarem enquanto trabalham em seus livros.
  • Colete os trabalhos dos alunos no final de cada lição e armazene-os em um arquivo seguro para que peças não sejam extraviadas.

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