Como decorar uma sala de aula para crianças de dois anos

Escrito por pam murphy | Traduzido por rafael reis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como decorar uma sala de aula para crianças de dois anos
Organize sua sala de aula deixando bastante espaço para as crianças brincarem (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

As crianças se desenvolvem em um espaço que as forneça variedade, brinquedos apropriados para sua idade, liberdade para se movimentarem de um lado para o outro e oportunidades de aprenderem fazendo. Idealmente, uma sala de aula desenvolvida para crianças de dois anos deverá atender às necessidades delas, proporcionando brincadeiras calmas e agitadas e atividades em grupo. Embora crianças dessa idade ainda tenham um nível de atenção limitado, a maioria já está pronta para atividades curtas direcionadas pelo professor. Ao mesmo tempo, planilhas e cronogramas excessivamente estruturados podem interferir na necessidade de uma criança de aprender através da brincadeira. Uma sala de aula para crianças dessa idade deve fornecer uma mistura de estrutura e escolha.

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Pendure fotos e trabalhos de arte ao alcance dos olhos das crianças. Fotos de animais, natureza, pessoas de culturas variadas e até mesmo fotos da família dos alunos criam decorações de parede ideais para a sua sala de aula. Exponha os trabalhos de arte dos seus alunos nas paredes ou pendurados no teto, certificando-se de que as crianças não alcancem a corda ou o fio que seguram os trabalhos.

  2. 2

    Crie um cantinho de leitura aconchegante. As crianças precisam de um lugar para apreciarem livros de figuras ou fazerem uma pausa. Um local com almofadas espalhadas e um cesto de livros servirá. Inclua uma variedade de livros, como livros macios e cartonados, que exibam uma seleção de temas e ideias. A exposição a histórias que mostrem famílias, amigos brincando, animais, cores, superfícies texturizadas, sentimentos e emoções contribui positivamente para o ambiente de aprendizado da criança. Além de uma seleção de livros com figuras de desenhos animados, inclua também livros que contenham fotografias de pessoas reais, animais e cenários.

  3. 3

    Crie centros de jogos pela sala, deixando espaços abertos para as crianças se moverem e explorarem. Algumas dessas áreas podem incluir um centro de atuação, um centro de brinquedos pedagógicos e centros de ciência, música e matemática. Fantasias, vasilhames, comida de brinquedo, talheres, conjuntos de ferramentas, cadeiras e mesas infantis, fantoches e bonecos são apropriados para centros de atuação. Inclua madeira, roupa e blocos empilháveis no centro de brinquedos pedagógicos. Brinquedos de ciência podem incluir insetos de plástico, animais, árvores, lupas e conchas. Jogos de encaixe e contadores, como dominós gigantes, servem como bons brinquedos de matemática para crianças de 2 anos, criando simples quebra-cabeças de números, ferramentas de medição e grandes ganchos para exposição.

  4. 4

    Desenvolva uma área para a hora do círculo. Tapetes grandes ou carpetes quadrados podem ser colocados para as crianças se sentarem ou ficarem de pé durante a hora do círculo e são ideais para definir o espaço se forem usados para um momento de contar histórias em grupo, atividades de aprendizado ou jogos de "mostrar e contar".

  5. 5

    Designe uma área para atividades que exijam mesas e cadeiras, como a hora do quebra-cabeças, modelagem de argila e atividades de arte. Você pode usar esse espaço para ajudar as crianças a plantarem sementes, fazerem colagens em grupos, investigar o interior de uma abóbora ou qualquer outra atividade que faça bagunça. Isso também serve como um centro de artes.

  6. 6

    Disponibilize uma área perto da entrada para que as crianças deixem seus pertences pessoais. Você pode colocar recipientes plásticos com os nomes dos alunos ou estantes ao alcance deles, por exemplo.

  7. 7

    Após adicionar todos os componentes para uma eficiente sala de aula infantil, teste o layout para certificar-se de que as crianças terão espaço suficiente para dançar, se locomover com segurança e aproveitar as opções sem que se sintam oprimidas. A sala pode parecer cheia, mas não deve ter um ar confuso para alunos e professor. Uma tendência é incluir brinquedos demais; entretanto, as crianças se satisfazem com cinco a dez brinquedos, incluindo blocos pedagógicos, bonecas e fantoches. Você poderá adicionar ou reduzir o número de itens quando tiver uma noção de como os alunos respondem ao espaço e o utilizam.

Dicas & Advertências

  • Certifique-se de que a sala de aula seja segura e, ao mesmo tempo, funcional. Cubra todas as tomadas que não são utilizadas, certifique-se de que todos os brinquedos e itens disponíveis para as crianças sejam apropriados e coloque cadeados em todos os armários que guardam itens que não devem ser utilizados por elas. Evite brinquedos redondos ou cilíndricos, como bolas saltitantes, mármores e pequenos blocos redondos, bem como qualquer brinquedo que possa oferecer risco de sufocamento para as crianças.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível