Cuidados de pele com um cão de crista chinês sem pelos

Escrito por diane hill | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cuidados de pele com um cão de crista chinês sem pelos
A variedade powderpuff do cão de crista chinês tem pelos por todo o corpo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O cão de crista chinês é uma raça bem conhecida pela aparência chamativa e a longa crista de pelos. Para a maioria das variedades, porém, essas madeixas crescem a partir de um corpo sem pelos. Estes cães são propensos a sofrerem queimaduras de sol, acne e outras irritações na pele. Pode parecer estranho, mas eles exigem uma higienização frequente que inclui tosa, banho e outros regimes de cuidados com a pele semelhantes aos dos humanos.

Outras pessoas estão lendo

Variedades do cão de crista chinês

Existem três variedades de cães de crista chineses, e todas elas podem ocorrer em uma mesma ninhada. Os powderpuffs têm uma pelagem dupla, longa e leve por todo o corpo. O hairless é a variedade mais comum em shows de cães e concursos de cães mais feios, e só tem pelos nos pés, na cauda e na crista. Uma segunda variedade do hairless tem poucos pelos de comprimento médio, espalhados em tufos pelo corpo. A quantidade e o comprimento dos pelos podem variar, mas um cão é considerado como parte dessa variedade se ainda houver certas partes do corpo sem pelos.

Tosa

Independentemente da quantidade de pelos que um cão de crista chinês tenha, a face dele é quase sempre tosada embaixo dos olhos, no focinho e na parte de trás das orelhas. Muitos donos também optam por tosar o corpo do cão para fazê-lo parecer com o padrão de raça hairless, mesmo que ele seja da variedade que possui alguns tufos de pelos. A pelagem irregular pode ser removida com um aparador, uma lâmina de barbear, um barbeador elétrico, um removedor de pelos ou a combinação destes. Estes procedimentos podem irritar a pele sensível do cão, então produtos como cremes ou géis de barbear, cremes com fórmulas sensíveis para remoção de pelos e tratamentos que antecedem o uso de barbeadores elétricos são partes essenciais da maioria das rotinas de cuidados de pele dos cães de crista chineses.

Banho

A pele de um cão de crista chinês é mais exposta à sujeira e a outros irritantes que a de um cão com pelos, e por conta disso, eles precisam tomar banhos com mais frequência. Os cães desta raça devem tomar banho uma ou duas vezes por semana, e sempre após a tosa para abrir os poros e prevenir pelos encravados. Use sabonetes humanos de fórmulas leves ou desenvolvidos para peles sensíveis, e esfregue com cuidado na pele do animal. Para os pelos, use um xampu leve para cães. Também existem muitos produtos de banho desenvolvidos especificamente para cães sem pelos disponíveis em pet shops que funcionam bem, mas costumam ser mais caros que os produtos humanos.

Loções

Depois do banho, loções ajudam a hidratar a pele do cão para mantê-la macia e suave. Evite usar hidratantes pesados à base de óleo, como os óleos para bebê ou vaselina, pois estes podem bloquear os poros e causar espinhas. Use uma loção à base de água que tenha ingredientes com propriedades calmantes como aloe, aveia ou amêndoa. Uma fina camada de gel de aloe vera também é um bom tratamento para os cães de crista chineses depois da tosa. Protetores solares para bebês ou para peles sensíveis também são essenciais para atividades externas. No verão, até mesmo um rápido passeio pode expor o cão ao risco de sofrer queimaduras de sol.

Dieta para melhorar a pele

A dieta tem uma grande influência na saúde da pele dos cães de crista chineses. As alergias são uma causa comum para irritações na pele, espinhas, dermatite e acne. Alimente seu cão com uma dieta livre de corantes, e tente evitar alimentos ricos em trigo, pois este é uma alérgeno comum para cães, particularmente para as variedades de cães de crista chineses. Um suplemento de vitamina E ou óleo de ômega 3 também pode ajudar a manter a pele saudável, e os pelos crescem macios e brilhantes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível