Como cuidar de bananeira-vermelha-da-abissínia

Escrito por alex bramwell | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como  cuidar de bananeira-vermelha-da-abissínia
Folhas da bananeira-vermelha-da-abissínia (Spotted banana leaf image by Dreadman from Fotolia.com)

A bananeira-vermelha-da-abissínia é um cultivar de Bananeira Falsa ou Bananeira-da-abissínia, da espécie Ensete ventricosum. A forma vermelha é chamada de Ensete ventricosum maurelii. Esta espécie é apreciada por suas folhas vermelhas. Pode atingir 5,5 metros de altura e as folhas um comprimento de 3 metros. O crescimento vertical e aparência tropical fazem da bananeira-vermelha-da-abissínia uma planta popular de jardins em áreas temperadas e subtropicais.

A Bananeira Falsa é cultivada como planta alimentar nas eegiões montanhosas centrais da Etiópia, onde os caules ricos em amido são um alimento básico para até 10 milhões de pessoa.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Plante sua bananeira-vermelha-da-abissínia em áreas externas, em terra rica, após a última geada do ano. Escolha um lugar ensolarado e abrigado, pois as grandes folhas de sua planta podem ser danificadas seriamente pelo vento. O excesso de sombra prejudicará o crescimento resultando em uma planta esparsa.

  2. 2

    Regue-a com abundância, pelo menos duas vezes por semana, e fertilize-a a cada duas semanas. Remova quaisquer folhas caídas ou danificadas, tendo o cuidado de não cortar o caule principal. O caule de sua bananeira é constituído por bases foliares, podendo ser facilmente fatiado com uma faca afiada.

  3. 3

    Decida, no outono, se vai correr o risco de perder sua bananeira-vermelha-da-abissínia durante as geadas de inverno ou se vai retirá-la da terra para hibernar. Para isto, escave a bananeira com uma pá, cortando cerca de 15 cm através das raízes, a partir do caule. Remova todas as folhas, com exceção das pequenas. Replante sua bananeira em um grande vaso de plástico, em uma estufa, usando compostagem para múltiplas finalidades e pouca água. Mantenha a estufa a uma temperatura mínima de 3,8ºC durante o inverno.

  4. 4

    Deixe sua bananeira-vermelha-da-abissínia hibernar em uma garagem ou em um armazém, se não tiver uma estufa. Corte todas as folhas, deixando apenas 1,5 metro de caule, e limpe as raízes. Deixe o caule secar por um dia e então enrole-o em um material de embalagem respirável; armazene-o em um lugar fresco e escuro. O local escolhido não deve esfriar abaixo de zero, senão a planta será danificada. Verifique sua bananeira regularmente e transfira-a para um lugar mais frio, se observar qualquer crescimento radicular ou foliar antes da primavera.

  5. 5

    Propague sua bananeira-vermelha-da-abissínia a partir da semente. Depois de alguns anos, sua bananeira adulta produzirá um grande botão de flor e, então, um cacho de frutas semelhantes a bananas, cheias de sementinhas pretas. Sua planta adulta morrerá após frutificar. As sementes germinarão facilmente, se forem plantadas em pequenos vasos, em compostagem para múltiplos fins, a uma profundidade de 2,5 cm. Mantenha a umidade da compostagem e encerre os vasos em sacos plásticos transparentes, deixando-os em um lugar aquecido até o surgimento dos brotos. A germinação pode levar até várias semanas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível