Como cuidar de um cão diagnosticado com câncer de mama

Escrito por ehow contributor | Traduzido por leticia vitória
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Tumores de mama em cães são mais comuns nas fêmeas não-castradas na faixa etária entre 5 a 10 anos. Hoje em dia, o câncer de mama canino não é uma sentença de morte automática. Se diagnosticada cedo, existe 50% de chance de ser tratado com sucesso. Há muitas coisas que podem ser feitas para cuidar de uma cadela diagnosticada com câncer de mama para garantir que ela se cure bem e volte a ter saúde rapidamente.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Marque uma consulta com um oncologista canino assim que seu veterinário confirmar o diagnóstico através de exames de sangue e raios-x. Ele provavelmente irá sugerir alguém e talvez tomar as providências por você. O segundo veterinário examinará os resultados de laboratório e sugerir opções de tratamento. Hoje em dia, a maioria dos especialistas concordam que a remoção cirúrgica do tumor é o tratamento mais eficaz para o câncer de mama canino.

  2. 2

    Se informe sobre suas outras opções, que incluem a quimioterapia, radiação e drogas anti-hormonais. Embora nenhuma dessas tenha o índice de sucesso da cirurgia, você precisa se informar sobre quaisquer regimes de tratamento não-invasivos disponíveis.

  3. 3

    Monitore as necessidades nutricionais de sua cadela enquanto ela estiver se recuperando da cirurgia. Embora você não queira forçá-la a comer, sua cadela precisará de alimentos que a fortaleçam e auxiliem a recuperar sua energia. Esse é um bom momento para fornecer mais proteína em sua dieta. Outra vantagem da cirurgia sob a quimioterapia é que os cães podem sofrer de má nutrição ao vomitar excessivamente, um efeito colateral da quimioterapia. Conte para seu veterinário sobre qualquer efeito colateral, pois existem medicamentos que podem ajudar.

  4. 4

    Volte ao seu veterinário de sempre ou ao oncologista, o que for sugerido, cerca de duas semanas depois da cirurgia para a remoção da sutura. Logo após, sua cadela provavelmente poderá voltar às suas atividades normais.

  5. 5

    Aprenda como fazer exames de mama em sua cadela já que ela não pode fazer em si mesma. Você precisa sentir em volta da mama para ver se há algum caroço uma vez por semana pelo resto de sua vida. Assim como os humanos, o câncer pode voltar, então fique por dentro de tudo e faça massagens por todo o corpo, prestando atenção na área da barriga, onde ficam as glândulas mamárias.

  6. 6

    Leve sua cadela para fazer tosa regularmente se ela tem algum grau de pelugem. Os caroços às vezes ficam escondidos sob a pelugem do cão.

  7. 7

    Ative-se com seu cão. Garanta que ela faça uma quantidade de exercícios como antes após a cirurgia. Lembre-se, muitos cães vivem por muito tempo após uma luta contra um câncer de mama. Cuide bem dela e vocês terão muitos anos juntos.

Dicas & Advertências

  • Sempre escute atentamente ao que seu veterinário tem para dizer. Esses profissionais treinados têm anos de experiência e treinamento, então, eles saberão qual é o caminho correto de ações a serem tomadas. Se você precisar, procure uma segunda opinião de um veterinário diferente.
  • Os cães devem ser castrados ou neutralizados perto dos seis meses de idade. O risco de câncer de mama é muito menor em cadelas castradas antes de seu primeiro cio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível