Mais
×

Como cuidar de um Chihuahua com dor de estômago

Atualizado em 17 abril, 2017

Chihuahuas são cães pequenos de personalidades imensas. Quando eles não se sentem bem, eles farão com que você saiba. Se o seu cãozinho estiver sofrendo com problemas estomacais e estiver vomitando ou com diarreia, esse problema pode se tornar bem sério rapidamente. Chihuahuas são muito pequenos, e por causa disso podem ficar desidratados muito rápido. Por esse motivo, assim que seu cachorrinho começar a aparentar problemas no estômago, comece a tomar os cuidados necessários imediatamente.

Instruções

Pequenos e frágeis, precisam de muitos cuidados (Ryan McVay/Lifesize/Getty Images)
  1. Não dê comida ou água para ele. Quando o animal apresenta problemas no estômago geralmente é bom dar um tempo para o organismo dele. Isso não irá fazer com o que o órgão apresente melhoras, mas irá evitar mais vômitos e diarreias.

  2. Ligue para seu veterinário. Esses sintomas podem causar desidratação, e como o chihuahua é uma animal de porte pequeno, uma pequena quantidade de fluídos perdidos pode gerar um grande problema. Após examiná-lo, um veterinário poderá determinar se o seu cão está ou não desidratado. Se ele achar necessário, irá administrar algum tratamento para ele, de forma intravenosa ou subcutânea.

  3. Pegue uma amostra das fezes do seu cachorro, se possível. O veterinário irá analisar a amostra em busca de parasitas e bactérias. Os parasitas são os maiores culpados nos casos de diarreia.

  4. Transmita qualquer informação sobre o comportamento do seu chihuahua ao médico. Chihuahuas não costumam comer lixo como outros cães, tais como labradores, então o veterinário pode não considerar isto como um fator contribuinte. Se for o seu caso, é importante informar o seu médico a respeito de qualquer coisa que o seu chihuahua possa ter ingerido. Além disso, diga ao veterinário qualquer interação que seu cão teve com outros animais, já que vômitos e diarreia são causados frequentemente por vírus ou parasitas contraídos de outros animais. Felizmente, essa raça geralmente não é propensa a problemas de saúde gastrointestinais, tais como pancreatite. Portanto, o estômago é, provavelmente, um problema que logo vai embora.

  5. Alimente seu chihuahua com uma dieta leve, a partir do momento em que o veterinário der permissão para fornecer alimentos para ele. O médico pode querer que a alimentação seja suspensa por 24 horas. Depois disso, alimentá-lo com arroz e frango cozido ou carne moída normalmente é aconselhável. Apenas alimente com pequenas quantidades de cada vez, e ofereça pequenas quantidades de água também. O médico pode prescrever uma dieta leve de rações específicas. Essas dietas são projetadas para uma fácil digestão, mas fornecem as necessidades nutricionais necessárias.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article