Como cuidar de contusões, fraturas e fissuras nas costelas

Escrito por patricia neill | Traduzido por lean pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
Como cuidar de contusões, fraturas e fissuras nas costelas
Médicos não mais envolvem costelas quebradas, devido a que bandagens de compressão podem aliviar a dor às custas de uma respiração adequada (pink bandage image by Keith Frith from Fotolia.com)

Contusões, fraturas e fissuras nas costelas exibem sintomas similares, embora as últimas causem mais dor e demorem muito mais para recuperar-se completamente. Costelas fissuradas ou fraturadas são essencialmente costelas quebradas, mas não tão perigosas quanto aquelas que se tenham partido em diversas partes, podendo até mesmo perfurar órgãos vitais. Tratar esses tipos de injúria requer o mesmo tratamento: medicação adequada para a dor a fim de manter uma respiração contínua e profunda, suficiente repouso, bolsas de gelo no local afetado para controlar o inchaço e a dor, e uma redução de quaisquer atividades agravantes até a recuperação completa.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Bolsa de gelo
  • Medicamento para dor
  • Pano

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Fique atento aos sintomas: Tanto costelas quebradas quanto contundidas causarão dor sempre quando você respirar profundamente, girar o corpo ou pressionar a região torácica. Por isso, caso tenha experienciado um trauma recente à região peitoral seguido de dor na respiração, preste atenção à severidade da dor.

  2. 2
    Como cuidar de contusões, fraturas e fissuras nas costelas
    Um raio X torácico permite que o médico veja se as costelas estão quebradas ou levemente contundidas (an X-ray of a chest image by alma_sacra from Fotolia.com)

    Caso você tenha a suspeita de ter costelas quebradas, procure ajuda médica. Uma costela quebrada em muitas partes pode perfurar vasos sanguíneos e órgãos internos importantes, como a aorta, pulmões, fígado, baço ou rins. Enquanto o tratamento à contusão, fissura e fratura é o mesmo, é importante dar especial atenção às últimas, já que o potencial de complicações severas é maior.

  3. 3

    Aplique uma bolsa de gelo sobre a área afetada para reduzir a dor e o inchaço. Deixe-a por 20 minutos a cada duas horas. Depois de alguns dias de tratamento com gelo, você pode começar a usar calor no tratamento da contusão, aplicando um pano morno ou quente sobre as costelas.

  4. 4
    Como cuidar de contusões, fraturas e fissuras nas costelas
    Aspirina ou ibuprofeno podem ajudar a controlar a dor de costelas quebradas ou contundidas. (wall of pills image by Margaret M Stewart from Fotolia.com)

    Receba medicação adequada para a dor, de forma que te permita respirar profundamente. Caso a sua respiração não esteja adequada, é mais fácil desenvolver uma pneumonia e, mesmo que respirar profundamente possa parecer doloroso, é algo importante. Medicamentos vendidos sem receita, tais como os AINE (anti-inflamatórios não-esteroides) ou aspirinas te ajudarão a controlar a dor. Pergunte ao seu médico se será necessária a prescrição a um medicamento mais potente.

  5. 5
    Como cuidar de contusões, fraturas e fissuras nas costelas
    Alimentar-se bem é essencial à sua recuperação (fruit and vegetables image by photo25th from Fotolia.com)

    Coma bem e suplemente a sua alimentação. Ossos quebrados ou contundidos e cartilagens necessitam de certos componentes. Você se recuperará mais rapidamente se prover seu corpo com as vitaminas e minerais que ele precisa através de uma nutrição adequada.

  6. 6
    Como cuidar de contusões, fraturas e fissuras nas costelas
    Descansar e evitar atividades pesadas ajuda na recuperação de costelas quebradas (Sleeping image by Clark Duffy from Fotolia.com)

    Descanse o suficiente. Permanecer deitado pode ser doloroso, mas tenha a consciência de que o descanso é algo essencial à recuperação e, ao longo do processo, evite fazer quaisquer atividades extenuantes.

Dicas & Advertências

  • Esteja ciente de que o tempo requerido para o tratamento de costelas contundidas está normalmente entre uma ou duas semana, e que fraturas ou fissuras exigirão algo significantemente maior, entre um a dois meses. Durante todo este tempo, continue com a medicação para a dor.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2016 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media