Mais
×

Como cuidar de dracenas em casa

Atualizado em 12 abril, 2018

Os jardineiros podem se usar de uma ampla variedade de plantas do gênero Dracaena que sobrevivem sendo cultivadas em casa. Entre elas estão o dragoeiro de Madagascar (Dracaena marginata “Tricolor”), a Dracaena fragrans "Massangeana", Dracaena deremensis “Janet Craig” e o dragoeiro (Dracaena marginata). Os tipos de dracenas que ficam ao ar livre preferem climas quentes e sem geadas. Todos os tipos são persistentes e possuem folhas largas ou em forma de fita. Se cultivada em casa em condições adequadas, a planta é durável e apresenta poucos problemas. Ela adiciona um toque exótico e tropical aos interiores.

Instruções

As dracenas são plantas que precisam de pouca manutenção (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Plante a dracena em um vaso que tenha aproximadamente o dobro do tamanho da raiz . Use um vaso que drene o excesso de água, pois o excesso dela pode apodrecer a raiz e matar a planta. Considere as condições de crescimento da planta e sua altura final na escolha de um local adequado. Coloque-a em um vaso maior para uma planta maior.

  2. Preencha o vaso com uma mistura para envazamento boa para drenagem. Todas as variedades de dracenas são resistentes à estiagem e podem resistir melhor a condições de falta d'água do que de excesso. Plante a dracena na mesma altura que ela estava crescendo no recipiente original.

  3. Regue a planta quando o solo parecer seco. Use água destilada, pois água de torneira fluoretada pode fazer as pontas das folhas ficarem queimadas ou marrons. Deixe o solo secar antes de regar a planta novamente.

  4. Coloque fertilizante apenas quando a planta estiver crescendo. Use um fertilizante líquido ou solúvel em água, específico para plantas caseiras. Siga as instruções da cada produto acerca da quantidade e modo de aplicação. Aplique fertilizante a cada duas semanas. Dracenas crescem em baixa iluminação e precisam de menos fertilizante do que plantas que crescem em locais mais iluminadas.

  5. Coloque a dracena em uma local com as condições de luminosidade adequadas, considerando cada espécie. Leia as instruções sobre as condições ideais para cada planta. Coloque variedades como a Dracaena marginata em áreas que recebem iluminação mediana e variedades como a Dracaena deremensis “Janet Craig” em áreas internas com menos luz.

  6. Inspecione a planta para verificar se está sendo atacada por alguma peste típica de plantas caseiras. Procure nas folhas por escamas, ácaros, pulgões e cochonilhas. Cuide da infestação com inseticida ou sabão inseticida que seja seguro para o uso em dracenas. Siga as instruções do produto sobre misturas aplicação e frequência.

Dicas

  • Coloque o vaso em uma região de maior luminosidade se a dracena está crescendo espigada.
  • A queda de folhas pode ser um indicador de condições inadequadas de luminosidade. Folhas queimadas são indicadores de excesso de luz.
  • Dracenas que são regadas demais apresentam folhagem murcha.

Aviso

  • O uso de muito fertilizante pode matar as plantas.

O que você precisa

  • Vaso
  • Mistura de envasamento
  • Água destilada
  • Fertilizante líquido para plantas caseiras
  • Fertilizante solúvel para plantas caseiras
  • Inseticida
  • Sabão inseticida
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article