Mais
×

Como cuidar de um ferimento no olho de um pug

Atualizado em 21 novembro, 2016

Cães braquicefálicos, como pugs, têm cabeças grandes, narizes achatados e olhos esbugalhados. Isso os torna mais propensos a certos problemas de saúde. Por causa de seus olhos esbugalhados, eles têm uma tendência a passar os olhos nas coisas, o que pode levar a desconforto, infecções e úlceras. Estes arranhões podem ser uma condição séria e até levar a danos permanentes se não forem tratados. Saber como tratar irá ajudá-lo a saber o que fazer quando isso acontecer com o seu animal de estimação.

Instruções

Os olhos esbugalhados do pug podem ser facilmente feridos (pug face image by Jim Mills from Fotolia.com)
  1. Mantenha seu cão calmo até que você possa levá-lo ao veterinário. Tente evitar que ela ponha a pata no rosto, pois isso poderá piorar o problema. Se você possuir um colar elizabetano, coloque-o no animal, pois isto irá proteger o local.

  2. Entre em contato com um veterinário imediatamente assim que perceber que o seu pug feriu o olho. Um ferimento deste tipo pode causar vermelhidão, irritação ou lacrimejamento. Por conta deste desconforto seu pug tentará se esfregar com as patas. O veterinário deverá examinar o animal e prescrever um antibiótico para tratar infecções.

  3. Administre ao pug todo e qualquer medicamento prescrito. Mesmo que ele não desenvolva uma infecção, o veterinário pode prescrever um antibiótico somente para evitar este problema. Siga todas as instruções prescritas pelo veterinário para administrar os medicamentos. Mesmo que o animal mostre sinais de melhora, não pare a medicação sem a permissão do especialista.

  4. Aplique todas as pomadas oftalmológicas tópicas que forem prescritas. Aperte um pouco da pomada no olho do animal e estimule o cão a piscar para espalhar bem. Siga as instruções do veterinário. As pomadas podem ser em forma de gel ou em gotas.

  5. Mantenha o colar elizabetano no animal até que ele esteja curado. Isto irá prevenir a piora do quadro. Se necessário, mantenha o pug longe de outros animais de estimação para evitar maiores traumas no local lesionado.

  6. Volte ao veterinário se notar sinais de piora no ferimento.

Dicas

  • Se você notar algo no olho do animal que possa estar causando a irritação, avise imediatamente o veterinário, ele pode aconselhá-lo a tentar remover o objeto antes de levar o cão para um exame. Se este for o caso, siga as instruções específicas do especialista para removê-lo. Dependendo do que seja e do tamanho do objeto, você poderá causar mais danos tentando removê-lo, por isso, é muito importante seguir as instruções do veterinário.

O que você precisa

  • Colar elizabetano
  • Medicação
  • Pomada tópica
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article