Como cuidar de um filhote doente

Escrito por contributing writer | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como cuidar de um filhote doente
Filhote de shih-tzu

Comprar um novo filhote traz muitas questões e desafios inesperados. Ele vai aprender onde deve fazer as necessidades rapidamente? Vai ficar muito grande? Vai ser muito bagunceiro? Ou pior: ele vai ficar doente? Há muitas coisas que você pode fazer para garantir que seu novo investimento não fique doente, porém, se isso realmente acontecer, há alguns passos que você pode seguir para garantir que seu filhote fique melhor e mantenha-se saudável, para que a doença não volte.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Veterinário
  • Caminha para filhotes
  • Área para quarentena
  • Fundos suficientes (algumas doenças acabam exigindo muito dinheiro)
  • Paciência

Lista completaMinimizar

Instruções

    Passos para cuidar de um filhote doente...

  1. 1

    Se você perceber que seu filhote adoeceu, a primeira coisa a se fazer é ligar para o veterinário e marcar uma consulta. Algumas doenças que atingem filhotes podem causar a morte, então você não deve esperar mais para obter a ajuda que eles precisam.

  2. 2

    Depois de ligar para o veterinário, sugere-se que você também ligue para o local onde você comprou o filhote. A maioria dos pet shops dão garantias de saúde aos filhotes, de forma que você não precise pagar toda a conta do veterinário sozinho. Além disso, alguns pet shops têm seus próprios veterinários, os quais podem sugerir que você leve o filhote de volta à loja para ser examinado.

    *Cuidado: esse mecanismo pode ser fraudulento para que eles não precisem arcar com os gastos de um veterinário. Se o filhote continuar doente mesmo depois de visitar o veterinário do pet shop, visite um veterinário diferente.

  3. 3

    Há algumas coisas que podem acontecer num consultório veterinário. Eles podem sugerir, dependendo da severidade da doença e das condições do filhote, que ele fique no consultório para receber fluidos e ser observado. Com frequência, quando isso acontece, eles mantêm o cão por um dia útil inteiro e depois pedem que você o busque antes de fecharem o local. A razão para isso é que os filhotes são muito vulneráveis e precisam de muito amor e carinho. O veterinário provavelmente lhe passará uma medicação para dar ao filhote em casa e dará a sugestão de continuar o regimento da medicação ou trazer o cão de volta no dia seguinte, para receber mais fluidos e ser observado. Por favor, entenda que algumas doenças, tal como a parvovirose, podem deixar o filhote muito doente e mantê-lo no hospital veterinário por semanas.

  4. 4

    Enquanto o filhote estiver em casa, se recuperando, você deve garantir que a medicação receitada pelo veterinário seja dada. Certifique-se de que o filhote tenha água e comida em abundância e esteja sempre de olho nele. Se notar que o filhote não está comendo ou bebendo, você terá que fazer isso manualmente, seja por meio de uma garrafa, mamadeira ou colher ou até mesmo alimentando-o com seu dedo. Há muitos tipos de alimentos que o veterinário pode dar a ele com consistência bem mole, que vão ajudá-lo a manter o nível correto de açúcar e a não adquirir hipoglicemia. Também sugerimos que você dê bastante carinho ao seu filhote, pois eles são como os humanos: quando doentes, querem receber carinho e amor, então faça essa mesma cortesia com o seu cãozinho. Há algumas doenças que filhotes podem adquirir, como a giardia, que podem ser passadas para os humanos por meio das fezes nas mãos, no chão ou pela boca, quando eles lambem as áreas mais privadas. Certifique-se de consultar um veterinário antes de se aproximar muito do filhote. Mantenha o local sempre limpo para que ele não adquira a doença novamente. E o mais importante: lave sempre suas mãos e mantenha outros animais, filhotes ou adultos, que ainda não foram vacinados longe do filhote até que o veterinário diga que ele está bem.

  5. 5

    Finalmente, certifique-se de que a doença não vai acometê-lo novamente. Quando ele melhorar, leve-o para tomar todas as vacinas necessárias. Há muitos lugares que aplicam as vacinas gratuitamente. Você também deve se certificar que, até seu filhote ser completamente vacinado, ele não deve estar em contato com outros animais ou pessoas. Os vírus dos filhotes podem ser transmitidos pelas nossas mãos e também por outro cães que ainda não foram vacinados. Além disso, quando você for levar seu filhote para fazer xixi ou cocô, você deve ensiná-lo a fazer sempre no mesmo lugar e não permitir que fique perambulando. Garantimos que se você seguir esses passos terá um filhote feliz e saudável!

Dicas & Advertências

  • Resgatei um filhote de shih-tzu de um pet shop muito ruim e esses foram os passos que segui. Agora ele é um rapazinho bem vibrante e simpático. Também quero dizer que todo o dinheiro e tempo gastos valem a pena para ver seu animal saudável. O meu passou as primeiras duas semanas no hospital, depois de ter sido adotado por mim. Ele adquiriu a giardia ao beber água contaminada no pet shop. Por ficar doente por muito tempo, os parasitas da giardia começaram a comer os intestinos dele, o que fez com que ele defecasse com sangue e perdesse muito sangue, ficando anêmico. Ele também estava desidratado, abaixo do peso normal e hipoglicêmico devido a falta de alimentação e água. Estou muito grato aos veterinários que salvaram a vida dele! Se seu filhote ficar doente, eles também podem ajudá-lo, e garanto que você também pode!
  • Não sou veterinário, então certifique-se de levar seu filhote a um veterinário profissional se ele ficar doente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível