Como cuidar de filhotes de esquilos da Mongólia

Escrito por lynn anders | Traduzido por letícia resende
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como cuidar de filhotes de esquilos da Mongólia
Os filhotes de gerbos exigem cuidados especiais (Ryan McVay/Lifesize/Getty Images)

Existem vários membros da família de roedores, ou gerbos, que são populares como animais de estimação. Esquilos da Mongólia são os mais comuns. Eles têm uma variedade de cores e são facilmente comprados em lojas de animais. Gerbos são pequenos roedores encontrados em partes da África e Ásia. Como animais de estimação, os filhotes necessitam de alguns cuidados especiais que podem ser diferentes dos cuidados necessários para um animal adulto.

Outras pessoas estão lendo

Moradia

Os pais e filhotes podem ser alojados em um tanque (tamanho de pelo menos 30 L) com uma espiga de milho no fundo. Eles precisam de lugares para se esconder, se sentirem seguros e menos estressados. Para filhotes mais velhos, podem ser dados tubos de papel higiênico e caixas de papelão nos quais possam se esconder. Uma espiga de milho é a ninhada preferida, já que reduz o risco dos filhotes desenvolverem uma doença respiratória. Simples pedaços de papel higiênico podem ser usados como material de nidificação.

Recém-nascidos

Ambos os pais cuidarão dos filhotes, então você precisa fazer muito pouco além de fornecer alojamento e alimentação. Os filhotes serão amamentados por três semanas. Durante a primeira semana, os pais e bebês gerbos devem ser deixados sozinhos. Quaisquer alterações em sua habitação, como limpeza ou manipulação dos bebês, poderiam estressar os pais e levá-los a ignorar seus filhotes. A única exceção é continuar a fornecer alimentos frescos e água para os pais. Você também deve remover qualquer filhote que não sobreviveu. Se os pais parecem excessivamente nervosos, cubra metade do tanque com uma toalha, para eles se esconderem.

Filhotes de algumas semanas

Nessa idade, você pode manipular os filhotes com segurança. Lave as mãos antes de manuseá-los e os segure suavemente. Tratamento regular, especialmente depois de abrirem os olhos, é importante para que os bebês se sintam confortáveis com as pessoas. Agora é possível limpar a gaiola com segurança.

Idade de desmame

Os pequenos gerbos vão começar a desmamar com três semanas de idade aproximadamente, e serem totalmente desmamados em cinco semanas. Em três semanas, comece oferecendo-lhes a mesma comida oferecida aos pais. Eles devem ser alimentados com uma dieta de ração para roedores e legumes como guloseimas. Também podem ser dadas sementes de girassol ou de canárias e cereais. Certifique-se de que a garrafa de água esteja em uma altura que os bebês possam alcançá-la no tanque. Talvez seja necessário mostrar a eles como a água sai para poderem aprender a beber. Em seis semanas de idade, eles podem ser separados de seus pais, que muito provavelmente têm outra ninhada a caminho.

Problemas de saúde

O problema de saúde mais comum para gerbos bebês são infecções respiratórias. Isso geralmente acontece na idade de desmame. Entre em contato com seu veterinário se seus filhotes estiverem mostrando sinais de problemas respiratórios ou estão fazendo um som de clique quando respiram. Sem tratamento, a maioria não sobrevive.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível