Como cuidar de uma flor de cera

Escrito por willow sidhe | Traduzido por helmir soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como cuidar de uma flor de cera
Saiba como cuidar de uma flor de cera (hoya carnosa image by Alexander Maksimov from Fotolia.com)

A Hoya carnosa, também chamada flor de cera, é uma planta de interior, valorizada por suas vinhas e cachos de flores cerosas, brancas e rosadas. A planta pode levar vários anos para florescer mas, assim que se inicia o florescimento, é algo que ocorrerá todos os anos, desde que garantidas as condições adequadas.

Outras pessoas estão lendo

Local e solo

A flor de cera floresce melhor em solos bem drenados, e não crescerá em solos pesados. Plante-a em um recipiente com buracos de drenagem no fundo e cheio de terra de envasamento — cestos de flores suspensos são ideais para as plantas de cera, pois suas vinhas atraentes irão eventualmente pender nas laterais. Coloque a sua flor em uma janela que receba sol e que esteja virada para sul ou oeste, de modo a garantir os melhores resultados. A planta se desenvolverá em meia-sombra, mas seu florescimento poderá ser reduzido. Ela deve ser mantida sob luz solar indireta e em temperaturas acima dos 7º C. Coloque um prato por baixo para reter o excesso de água, prevenindo seu apodrecimento.

Rega necessária

Irrigue a flor de cera pelo menos uma vez a cada duas semanas, permitindo que o solo drene completamente a água antes de regá-la novamente — ela pode tolerar solos secos, mas não se desenvolve bem em solos molhados ou encharcados. Use água à temperatura ambiente ou morna, pois a água quente pode danificar a planta, e remova imediatamente o excesso de água dentro do prato. Após o florescimento, reduza a frequência de irrigação para uma vez por mês, de maneira a começar o período de dormência, que é essencial para a saúde da planta. Esse período ocorre nos meses de inverno, podendo ser retomada a rega na primavera, quando ocorrem os novos crescimentos.

Fertilização e poda

Alimente a sua flor de cera uma vez por ano, nos meses de verão. Para alcançar melhores resultados, use um fertilizante nutritivo ou feito para plantas de interior, de acordo com as instruções do fabricante. Nunca se deve fertilizá-la no período de dormência do inverno, pois os nutrientes não são necessários, podendo até provocar uma redução do florescimento no ano seguinte.

A flor de cera não requer poda e, às vezes, apará-la pode ser maléfico para sua saúde. Não corte as vinhas, porque os caules e os brotos desenvolvem-se todos os anos a partir delas, e podá-las reduz o florescimento da planta. Para não provocar danos nos caules delicados da flor, nunca remova as flores secas, mas deixe que se sequem e caiam por conta própria.

Replantar

A flor de cera não exige uma replantação frequente. Ela tem um crescimento bastante lento e poderá ser conservada no mesmo vaso por dois ou três anos. Nunca se deve transplantá-la de um vaso pequeno para um maior, pois o solo receberá mais água. Ao invés disso, em cada replantação que fizer, mova a planta para um novo recipiente 5 cm de diâmetro maior que o anterior.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível