×
Loading ...

Tratamento para ferrugem em amoras

Atualizado em 21 novembro, 2016

As amoras vêm sendo a fruta favorita na América do Norte desde o tempo dos americanos nativos. Elas se tornam uma fantástica planta produtora de frutas em jardins com luz solar total e solo bem drenado. As plantas de amora vêm em três variedades diferentes: ereta, semi-ereta e rasteira. Suas flores desabrocham em maio e duram por muitas semanas. Apesar do tipo de amora que você cultiva, a ferrugem pode infectar qualquer cultivar. Você deve tratá-la, a fim de restaurar a saúde de sua planta e promover as colheitas.

Evite que seu pé de amora contraia a ferrugem (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Identificando a ferrugem nas amoras

Um fungo chamado Phragmidium violaceum provoca a ferrugem na amora. Ele pode viver ao longo do inverno nas hastes, anexado a estas ou em folhas. Os sintomas de uma infecção por ferrugem incluem manchas circulares roxas nas folhas com um centro alaranjado ou bronzeado. O fungo também produzirá pústulas amarelo-alaranjadas nas frutas, flores e nas hastes. Com a piora da infecção, as folhas começarão a enrolar de desidratação. As frutas, flores e folhas finalmente cairão. Monitore sua planta após períodos de umidade e calor durante os meses da primavera. O fungo se espalha rapidamente quando as temperaturas aumentam após o inverno e piora nos meses do outono.

Loading...

Poda

Evite o desenvolvimento de mais esporos podando as porções doentes da planta após a colheita. Se a poda logo após a colheita não for possível, remova quaisquer hastes antigas logo que você consiga. Use ferramentas apropriadas, como tesouras de poda. Mergulhe sua ferramenta em uma mistura de 70% de álcool isopropílico e 30% de água. Faça seus cortes em alguns centímetros nas hastes saudáveis. Se sua amora está crescendo em treliça, use uma escada para chegar até a parte de cima da planta e fazer os cortes. Retire todos os frutos caídos, folhas e resíduos de baixo da planta, pois os esporos restantes continuarão a infectá-la. Queime ou jogue fora os resíduos em um saco de lixo pesado.

Borrife-a com um fungicida

Borrife a amora com um fungicida que contenha calda sulfocálcica ou cobre. Aplique-o no inverno para tratar as porções infectadas da planta. Reaplique-o na primavera para prevenir re-infecções. Você deve borrifar novamente a planta no outono. Certifique-se de usar diferentes tipos de fungicida, já que a ferrugem fúngica de sua amora pode se tornar resistente a um tipo específico.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...