Mais
×

Como cuidar e treinar filhotes de pastor alemão

Atualizada April 17, 2017

O pastor alemão, um cão muito inteligente e versátil, executa vários papéis na sociedade, inclusive atuando como um cão-guia e cão de terapia. Eles se desenvolvem ao socializar e criar ligações afetivas com seus proprietários ao longo das suas vidas, e especialmente durante seus anos de crescimento quando são filhotes. Se você tem um pastor alemão ou planeja obter um, garanta que ele seja bem cuidado e física e mentalmente estimulado com exercícios e treinamento suficientes.

Instruções

Socializar com seu filhote de pastor alemão é essencial para seu bem-estar (german shepherd puppy image by Jeff from Fotolia.com)

    Cuidados

  1. Alimente o filhote três vezes por dia com ração específica. Aos poucos, adicione alimentos frescos como tripa crua, coelho cru inteiro, frango ou peru, juntamente com os ossos.

  2. Mantenha uma bacia de água potável sempre ao alcance do filhote. Limpe a tigela e reponha a água diariamente, porque baba da boca do cachorro acumula na recipiente.

  3. Leve seu filhote ao veterinário para vacinação quando ele tiver cerca de dez a 16 semanas de idade para se protegê-lo contra cinomose e parvovirose. Repita a vacina depois de um ano e de três em três anos a partir daí.

  4. Consulte seu veterinário para remover vermes de seu cachorro quando ele atingir duas semanas de idade e cuide de infestações de pulgas ou carrapatos.

  5. Escove seu filhote regularmente com uma escova de cabelo com cerdas macias. Penteie o pelo para mantê-lo desembaraçado e brilhante e limpar pelos sujos e emaranhados.

  6. Corte as unhas com um cortador de unhas a cada duas semanas para mantê-las curtas. Unhas muito compridas são feias e podem fazer com que os dedos do filhote se separem e resultar em claudicação.

    Treinamento

  1. Dê treinamento de obediência para ensinar comandos básicos ao seu cachorro durante cerca de 15 minutos, pelo menos três vezes por dia. Use comandos curtos como "senta", "vem", "fica" e "deita" e um tom de voz diferente para cada comando. Por exemplo, use um tom baixo, porém firme, ao corrigir o seu cão dizendo a palavra "não".

  2. Recompense seu filhote com guloseimas, elogios verbais ou um brinquedo favorito quando ele aprender um comando ou comportamento. Esse reforço positivo motiva o cachorro a aprender rapidamente o novo comando ou comportamento.

  3. Treine seu cão para fazer suas necessidades no local adequado com cinco semanas de idade. Exercite sua paciência e perseverança enquanto estiver fazendo o treinamento da casa.

Dicas

  • Evite oferecer alimentos doces e salgados porque eles podem fazer estragar os dentes do filhote.

Avisos

  • Não corte as unhas do seu filhote muito curtas. Isso pode causar sangramento. Se você cortá-las curtas demais e elas começarem a sangrar, espalhe um pouco de pó coagulante na unha afetada para deter o sangramento.

Coisas Necessárias

  • Alimento para filhote, alimentos crus e guloseimas
  • Tigela de água potável
  • Injeções de vacina
  • Cortador de unhas
  • Escova de cabelo com cerdas macias
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article