Mais
×

Como cultivar uma dracena a partir de uma muda

A planta dracena (Cordyline fruticosa) é uma sempre-viva tropical. Ela pode crescer até 4 m de altura, sendo composta por um único caule lenhoso a partir do qual folhas brilhantes e longas brotam. Sua forma arquitetônica forte, as flores perfumadas e bagas coloridas tornam-na um quebra-gelo popular em jardins de especialidades. A dracena é relativamente resistente e de fácil manutenção. É também fácil de transplante e cresce a partir de estacas tiradas de uma planta madura.

Instruções

Aprenda a plantar dracenas e tenha um lindo jardim (Visage/Stockbyte/Getty Images)
  1. Encha um vaso de 3,7 l com terra. Solo de envasamento padrão é suficiente e pode ser obtido no departamento de jardinagem da sua loja favorita local.

  2. Faça um corte de uma dracena madura. Use um serrote ou tesouras de poda para cortar um pedaço de tronco de 7,5 cm a 10 cm de comprimento da planta a partir do topo. Para melhores resultados, corte uma planta que tenha pelo menos 90 cm de altura e tenha um diâmetro de tronco de 2,5 cm ou mais.

  3. Prepare o corte. Quebre as folhas e os brotos de folhas no corte de dracena. Descarte as folhas ou use-as no jardim como adubo ou material de compostagem. Alguns jardineiros mergulham a extremidade cortada do caule no pó de enraizamento. Isso acelera o processo de crescimento, mas não é necessário.

  4. Plante o corte no vaso. Plante verticalmente, se quiser uma única dracena. Mergulhe a muda no solo na vertical com a extremidade cortada na terra a, pelo menos, 5 cm de profundidade. Plante horizontalmente, se quiser várias dracenas. Enterre todo o corte horizontalmente, 2,5 cm abaixo da superfície e cubra com solo.

  5. Regue. Mantenha o solo no vaso úmido a todo tempo. Coloque-o em uma área fresca e sombreada, que esteja longe da incidência direta da luz solar.

  6. Observe o corte de dracena. Ele começará a criar raízes dentro de uma semana. Quando isso acontecer, verá novos rebentos se formando no topo da muda, se a plantou na vertical. Normalmente, um corte irá crescer de dois a quatro novos brotos. Se enterrou todo o talo, começarão a brotar botões ao longo do comprimento do corpo dele. Os botões normalmente quebram a superfície do solo de envasamento dentro de duas a três semanas.

  7. Transplante a dracena uma vez que as folhas tenham 2,5 cm de comprimento. Transplante-a para um vaso de 37 l, se você pretende mantê-la permanentemente envasada. Alternativamente, plante-a diretamente no chão do lado de fora. Para melhores resultados, dracenas vermelhas devem ser plantadas sob luz solar direta e dracenas verdes devem ser plantadas na sombra. Isso resulta em cores mais vibrantes.

O que você precisa

  • Vaso de 3,7 l
  • Terra
  • Dracena
  • Tesoura de poda ou serra manual
  • Pó de enraizamento (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article