Mais
×

Como cultivar E. coli em uma placa de Petri

Atualizado em 07 abril, 2017

A Escherichia coli é uma bactéria comum que tem esse nome devido ao seu descobridor, Theodor Escherich, o bacteriologista alemão que descobriu o organismo em 1885. E. coli é gram negativa, ou seja, ela não mostra uma cor durante a coloração. Essa bactéria é encontrada em animais de sangue quente, especialmente humanos, e ajuda na digestão. Algumas cepas de E. coli são prejudiciais e podem causar vários problemas médicos. Ela é amplamente usada como um modelo de bactéria nos experimentos biológicos e microbiológicos porque é fácil e relativamente barata de ser obtida e cultivada.

Instruções

A Escherichia coli é uma bactéria comum (Duncan Smith/Photodisc/Getty Images)
  1. Obtenha uma cultura de E. coli em uma sopa de nutrientes. Prepare uma placa de Petri preenchida com agar nutriente. Pegue um laço de bactéria e recolha um porção da cultura de E. coli.

  2. Coloque a bactéria na placa de agar. Certifique-se de manter a tampa fechada sobre a superfície do agar devido à possibilidade de contaminação a partir do ar. O ar contém impurezas que podem atrapalhar o experimento.

  3. Para mais de uma cepa, passe o laço de bactéria pelo bico de Bunsen, esquente e esfrie. Em seguida, passe-o na placa de Petri novamente em um local diferente.

  4. Após você terminar de inocular a placa de Petri, incube as placas por 48 a 73 horas em 25 graus Celsius em uma posição invertida. Isso impede a formação de condensação. Você deve ter uma boa placa de cultura no final desse processo.

O que você precisa

  • Bico de Bunsen
  • Laço de bactérias
  • Cultura de E. coli
  • Placas de cultura de agar-nutriente
  • Incubadora
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article