×
Loading ...

Como cultivar um jardim de cristais

Um jardim de cristais é um projeto divertido para as crianças que estão aprendendo sobre geologia. Ao cultivá-lo, elas podem aprender como cristais sólidos são formados a partir de uma solução líquida. Eles são fáceis de cultivar e têm uma variedade de cores, tamanhos e formas. Sal de cozinha e o sal de Epsom são ambos ingredientes úteis para jardins de cristais. Com um pouco de água e sal, você pode criar um jardim pequeno em poucas horas e cultivar grandes cristais durante alguns dias.

Instruções

Cristais de açúcar fazem jardins de cristais adoráveis (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Jardim feito de sal de mesa

  1. Ferva 1 a 2 copos de água e coloque-a em uma tigela. Você pode aquecer a água no microondas ou no fogão.

    Loading...
  2. Despeje quantidades iguais de sal de cozinha, amônia e corante azul na água, mexendo enquanto despeja. Por exemplo, para cada 1 xícara de água que você usar, adicione 1 de sal, 1 de amônia e 1 de corante. Mexa até saturar a água, ou seja, o sal não vai se dissolver mais. Você pode adicionar mais sal, se necessário.

  3. Coloque uma rocha áspera no fundo de um frasco de vidro ou tigela e derrame a solução saturada por cima. O rocha vai dar aos cristais um lugar para começarem a crescer. Você também pode usar algodão ou uma semente de cristal da mesma substância, se você não tiver uma rocha. Rochas lisas e polidas não são boas para fazer jardins de cristais.

  4. Coloque o frasco em um contador à temperatura ambiente. Verifique a solução em seis horas. Cristais de sal começarão a se formar rapidamente e aumentarão de tamanho pelos três dias seguintes. Deixe a solução descansar até que os cristais cresçam o máximo possível. Você saberá que eles terminaram de crescer quando seu tamanho não mudar em um período de 24 horas.

  5. Jogue fora qualquer solução restante no frasco ou tigela uma vez que os cristais já tiverem crescido totalmente.

    Jardim feito de sal de Epsom

  1. Aqueça 1 a 2 copos de água e coloque-os em uma tigela. Não deixe a água ferver.

  2. Despeje uma quantidade igual de sal de Epsom na água, mexendo enquanto despeja. Por exemplo, para cada 1 xícara de água que você usar, adicione 1 de sal. Mexa até saturar a água, ou seja, o sal não vai se dissolver mais. Adicione mais sal, se necessário.

  3. Despeje a solução saturada sobre a rocha. Ela vai dar aos cristais um lugar para começarem a crescer. Você também pode usar algodão ou uma semente de cristal da mesma substância, se você não tiver uma rocha.

  4. Coloque o jardim na geladeira. Verifique a solução de duas a três horas. Os cristais de sal de Epsom começarão a se formar rapidamente. Deixe a solução descansar até que os cristais cresçam o máximo possível. Você vai saber que eles terminaram de crescer quando seu tamanho não mudar em um período de 24 horas.

  5. Jogue fora qualquer excesso de solução do frasco ou tigela uma vez que os cristais tiverem crescido totalmente.

Loading...

Dicas

  • Você pode usar um fogão e uma panela para dissolver o açúcar na água fervente de forma mais eficaz. Um adulto deve executar esse passo, porque se o açúcar derramar sobre a chama, ele vai inflamar.
  • Cristais de açúcar continuarão a aumentar de tamanho, se você trocar a solução de água pelo menos a cada dois dias.
  • Adicione algumas gotas de corante de alimentos à solução para colorir os cristais.

Aviso

  • Não use mais de um tipo de cristal no jardim. Os cristais podem não se formar adequadamente se você misturar soluções de sal de Epsom, açúcar e sal de cozinha.

O que você precisa

  • Água quente
  • Sal de cozinha
  • Amônia
  • Corante azul
  • Tigela
  • Colher
  • Jarra de vidro ou tigela
  • Rocha áspera
  • Sal de Epsom

Referências

Loading ...
Loading ...