Mais
×

Como cultivar kiwi

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Kiwis crescem em videiras decorativas. Eles são exportados em grande escala da Itália, China e Nova Zelândia, entre outros países. O kiwi é uma boa fonte de vitamina C, assim como de A e E. Mas, principalmente, é uma fruta delicada, de doce sabor e leve crocância das pequenas sementes pretas artisticamente dispostas, que fazem dela tão popular. Você pode cultivar kiwi (Actinidia deliciosa) no jardim.

Instruções

Interior de uma fruta de kiwi (Siri Stafford/Lifesize/Getty Images)
  1. As espécies Actinidia são plantas duradouras que podem viver até 50 anos. Você pode cultivar essas plantas basicamente como cultivaria uvas com bons suportes. Embora seja regularmente afirmado que kiwis crescem onde cítricos, pêssegos e amêndoas crescem bem, isso nem sempre é verdade, já que todas essas outras árvores toleram um sol mais intenso e um solo menos rico.

    Kiwis podem viver até 50 anos (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  2. Kiwis são dioicos, ou seja, as plantas são machos ou fêmeas. Então, se você quer frutas, vai precisar de pelo menos uma planta macho para cada cinco fêmeas para a polinização.

    Kiwis possuem gêneros (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  3. Na Actinidia deliciosa, as folhas, brotos e flores são cobertos com pequenos pelos castanho-avermelhados. Para frutificarem adequadamente, kiwis precisam de um clima de inverno. Algumas variedades podem suportar temperaturas de até -12,5 ºC quando adormecidas, mas geadas precoces podem destruir a fruta. O kiwi perde as folhas em 0 ºC e precisa de 400 horas de dormência para crescer frutos adequadamente.

    A planta do kiwi pode suportar baixas temperaturas (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  4. Plante a planta do kiwi em pleno sol ou em sombra parcial em climas quentes. A Actinidia não se sai bem na maioria dos solos desérticos. Ela precisa de umidade e de um solo fértil, mas bem drenado. Um solo pesado será difícil. O kiwi pode suportar períodos molhados, entretanto, isso apodreceria uma pessegueira. O solo deve ser levemente ácido. Plantas também requerem uma boa circulação de vento, mas proteção contra ele. Uma vez que as raízes dessas plantas são sensitivas a queimaduras de fertilizantes, alimente levemente no começo da primavera e no começo do verão com fertilizador orgânico (10-10-10).

    Os kiwis devem crescer protegidos do vento (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)
  5. Pode cortando um terço do crescimento do ano recente, quando a planta está adormecida.

    Interior da fruta (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  6. Embora todos os kiwis produzam frutas comestíveis, Actinidia deliciosa é considerada a melhor para se comer. Entretanto, Actinidia arguta e Actinidia kolomikta suportam temperaturas mais frias (até -31,5 ºF). A Actinidia arguta tem uma fruta lisa do tamanho de uma cereja, e a Actinidia kolomikta tem frutas ainda menores, mas são geralmente cultivadas pela sua folhagem decorativa rosa, salpicada de branco.

    A planta do kiwi pode ser usada como decoração (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  7. Alguns comparam o sabor de um kiwi com uma groselha ou um morango. "Kiwifruit Recipes" (na tradução, "Receitas de Kiwi") é um excelente livro de referência de receitas publicado pelos cultivadores de Kiwi da Califórnia. Kiwis podem ser comidos frescos ou usados para cozinhar. Quando cozinhar com eles, esteja ciente de que eles têm enzimas que previnem gelatinas de solidificarem e não trabalhe com eles em produtos lácteos.

    O kiwi pode ser usado em receitas (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
  8. Plante kiwis na paisagem como cercas vivas ao redor da sua horta, como capas de cerca ou como telas de privacidade. Actinidias florescem com vistosas flores brancas que desbotam para uma cor de damasco.

    Além de saboroso, o kiwi pode ser decorativo (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article