Como cultivar e propagar mudas de café-de-salão

Escrito por john albers | Traduzido por elisa lacerda de freitas
Como cultivar e propagar mudas de café-de-salão
O café-de-salão é uma planta resistente com folhas verdes peculiares que apresentam diversos padrões, dependendo da espécie (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

O café-de-salão é uma das plantas mais populares para casas e escritórios, graças a suas necessidades mínimas de cuidados e sua capacidade de florescer em ambientes pouco iluminados. Isso não quer dizer que essa planta consegue sobreviver sem nenhum cuidado. Considerando a taxa de germinação extremamente baixa das sementes dessa espécie, é melhor propagá-las por meio da compra de uma muda e depois fazer estacas a partir dos quais novas plantas podem ser cultivadas.

Instruções

  1. 1

    Compre uma muda de café-de-salão em um viveiro. Como essas plantas são populares, não devem ser difíceis de encontrar. Escolha uma muda relativamente jovem com pequenos brotos e folhas crescendo nas laterais perto da borda do vaso. Verifique se o solo está úmido e as folhas são de coloração verde vibrante, a fim de garantir que a planta seja saudável o suficiente para realizar a estaquia.

  2. 2

    Use um par de luvas de látex ou de borracha antes de cortar a planta, já que muitas pessoas têm uma reação alérgica branda à seiva que escorre dos caules cortados ou quebrados. Portanto, tome cuidado e mantenha a planta longe de crianças e animais de estimação.

  3. 3

    Retire a planta do vaso junto com o máximo possível da terra circundante. Examine as raízes atentamente. Se as raízes parecerem grandes demais para o vaso, o que é evidente se elas estiverem comprimidas nas laterais do recipiente, use uma tesoura para fazer um corte vertical na massa de raízes, espaçando cada corte a 5 cm. Observe o caule de folhas novas de cima para baixo, até chegar ao solo; e corte-o juntamente com uma boa parte do sistema radicular. Faça isso até que a planta esteja dividida em quatro ou cinco pedaços.

  4. 4

    Encha os vasos com ¾ de substrato orgânico e ¼ de turfa e misture bem. Coloque uma estaca em cada vaso e regue-as até que a água escorra dos orifícios na parte inferior dos recipientes. Em seguida, adicione um fertilizante de boa qualidade, seguindo as instruções da embalagem.

  5. 5

    Coloque cada vaso em um peitoril de janela, de preferência voltada para o sul, que receba menos de seis horas de luz solar parcial diariamente. Regue as plantas para manter o solo constantemente úmido, ou sempre que as pontas das folhas ficarem marrons. Adicione outra meia dose de fertilizante a cada dois meses. Como o café-de-salão é uma planta doméstica, não é preciso se preocupar com as pragas. Ele também é muito resistente ao oídio e às infecções fúngicas, logo, nada deve impedir seu crescimento. As mudas devem atingir o tamanho da planta original no prazo de quatro a cinco meses.

O que você precisa?

  • Luvas de látex
  • Tesoura de poda
  • Vasos com diâmetro de 15 cm
  • Substrato orgânico
  • Turfa
  • Fertilizante

Lista completaMinimizar