Mais
×

Como saber se você tem cupins em casa

Atualizado em 22 julho, 2017

Quando você for comprar uma casa nova ou avaliar a condição de sua casa atual, a detecção básica de cupins pode ser realizada por você mesmo, o que pode indicar a necessidade de exterminar esses insetos. Se você tiver cupins em casa, o extermínio deles poupará muito dinheiro ao longo do tempo, além de proporcionar paz de espírito e boas noites de sono.

Instruções

Você mesmo pode realizar a inspeção por cupins em sua casa (Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images)
  1. Inspecione madeiras suspeitas e danificadas usando uma lanterna para iluminar lugares escuros e vigas do seu sótão. Toque em superfícies com um martelo, para detectar buracos, e use uma chave de fenda em ruínas de madeira para procurar qualquer sinal dos insetos. A deterioração não indica por si só uma infestação, mas é um sinal de cupins atuais ou já mortos.

  2. Verifique atentamente suas paredes, especialmente aquelas que têm pisos úmidos próximos, e procure pequenos tubos de barro nelas. Estes tubos de barro minúsculos são construídos por cupins que vivem no solo e são usados para criar um acesso entre a madeira e o alimento. Os cupins se dividem em duas categorias, os subterrâneos, que habitam o solo úmido, ou aqueles que ficam acima do piso de madeira. É mais fácil você detectar os cupins que estão na superfície do que os que estão alojados na parte interior do piso ou parede.

  3. Examine o terreno para verificar se cupins têm infestado a área recentemente, deixando sinais como pó de madeira causada pela perfuração, pequenas pelotas fecais e asas de insetos. Estes insetos destrutivos vivem em enxames e perdem suas asas quando deixam o ninho para acasalar. As formigas voadoras também vivem em enxames, então não as confunda com cupins. As amostras devem ser coletadas para que um exame mais profundo seja feito com uma lupa ou por uma autoridade capaz de determinar se você tem ou não cupins. Lembre-se de que os cupins têm asas de mesmo comprimento, enquanto as formigas voadoras têm cinturas estreitas. As antenas dos cupins são retas, enquanto as das formigas são dobradas.

Dicas

  • Os exterminadores profissionais podem usar equipamentos sofisticados para rastrear cupins, tais como imagens térmicas e dispositivos de emissão de dióxido de carbono. Traços de calor dentro de paredes e gases emitidos por esses insetos significam a presença forte dos cupins.
  • Busque informações sobre os cupins e como exterminá-los de forma detalhada e específica em sites da internet ou em livros.

Aviso

  • Peça ajuda profissional para confirmar definitivamente se você tem cupins.

O que você precisa

  • Lanterna
  • Martelo
  • Chave de fenda
  • Jarra
  • Lupa
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article